Plano de Aula

Plano de aula: Escrever matematicamente resolução de problema aditivo

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas

mais ações

Descrição

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Quantificar até 10;
  4. Reconhecer os sinais empregados na representação da operação de adição;
  5. Contar quantidades, juntando-as;

Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resolução de problemas do campo aditivo (adição);
  2. Compreender a escrita matemática da operação de adição na horizontal;
  3. Valorizar as formas de registro empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as formas de registro empregadas pelos alunos e a escrita matemática da operação de adição na horizontal.

Conceito-chave

Escrita matemática da operação de adição na horizontal com total 10.

Recursos necessários

  1. Cartaz (opcional) com: o problema do Aquecimento, da Atividade Principal, da Discussão da solução e do Encerramento;
  2. Atividades: Principal e a do Raio X impressas em folhas do tipo A4 para serem usadas conforme instruções dadas.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resolução de problemas do campo aditivo (adição);
  2. Compreender a escrita matemática da operação de adição na horizontal;
  3. Valorizar as formas de registro empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as formas de registro empregadas pelos alunos e a escrita matemática da operação de adição na horizontal.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA