Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Estratégias de cálculo envolvendo adição em contexto de jogos/desafios
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas
Descrição
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA
Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
Conhecimentos prévios
Para o desenvolvimento do plano de aula, é importante observar se os alunos são capazes de:
- Recitar a série numérica até 5;
- Relacionar símbolo-quantidade;
- Fazer correspondência termo-a-termo;
- Juntar quantidades distintas, seja por meio de cálculo mental ou usando outras estratégias de cálculo.
Objetivos específicos
- Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo em contexto de jogo e de resolução de problema;
- Valorizar as estratégias de cálculo aditivo empregadas pelos alunos;
- Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo aditivo em contexto de jogo e de resolução de problema.
Conceito-chave
Cálculo aditivo com somas até 5.
Recursos necessários
- Material de contagem: palitos de picolé, tampinhas, sobras de E.V.A
- Cartaz com o objetivo (opcional)
- Fichas com a representação das quantidades ou números (conjuntos de 1 a 4) para o jogo Cincos
- Fichas para marcação dos registros das quantidades das cartas usadas, durante o jogo, em cada rodada
- Atividade do Raio X em folhas do tipo A4 para serem usadas individualmente.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo em contexto de jogo e de resolução de problema;
- Valorizar as estratégias de cálculo aditivo empregadas pelos alunos;
- Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo aditivo em contexto de jogo e de resolução de problema.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA