Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Resolução de problemas do campo aditivo
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas
Descrição
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA
Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
Conhecimentos prévios
Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos:
- Sabem recitar a série numérica e quantificar até 15;
- Reconhecem os números do zero ao 15;
- Contam quantidades, adicionando-as ou subtraindo-as;
- Lidam com resolução de problemas no cotidiano da sala de aula, explorando diferentes possibilidades de cálculo.
Objetivos específicos
- Identificar os conhecimentos dos alunos sobre resolução de problemas;
- Estimular os alunos a escreverem boas perguntas para os problemas;
- Favorecer a troca de ideias a partir das discussões em duplas durante a resolução dos problemas;
- Socializar diferentes possibilidades de cálculo para resolver os problemas.
Conceito-chave
Resolução de problemas
Recursos necessários
- Material de contagem;
- Material para impressão: atividades Principal e do Raio X;
- Cartaz (opcional, caso não se possa projetar o slide): dos problemas da atividade Principal e do Raio X.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Identificar os conhecimentos dos alunos sobre resolução de problemas;
- Estimular os alunos a escreverem boas perguntas para os problemas;
- Favorecer a troca de ideias a partir das discussões em duplas durante a resolução dos problemas;
- Socializar diferentes possibilidades de cálculo para resolver os problemas.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA