Atividade complementar
Plano de Aula
Plano de aula: Resolução de problemas aditivos com a ideia de juntar
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas
Descrição
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA
Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
Conhecimentos prévios
Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:
- Recitar a série numérica até 10;
- Relacionar símbolo-quantidade;
- Fazer correspondência termo-a-termo;
- Juntar quantidades distintas, seja por meio de cálculo mental ou usando outras estratégias de cálculo.
Objetivos específicos
- Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo em contexto de resolução de problemas;
- Valorizar as estratégias de cálculo aditivo empregadas pelos alunos;
- Socializar as possíveis representações feitas pelos alunos na resolução de problema com cálculo aditivo.
Conceito-chave
Adição com a ideia de juntar.
Recursos necessários
- Material de contagem: palitos de picolé, tampinhas, sobras de E.V.A
- Cartaz com o problema da atividade principal
- Fichas numéricas (conjuntos de 0 a 9)
- Atividade do Raio X em folhas do tipo A4 para serem usadas individualmente.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo em contexto de resolução de problemas;
- Valorizar as estratégias de cálculo aditivo empregadas pelos alunos;
- Socializar as possíveis representações feitas pelos alunos na resolução de problema com cálculo aditivo.
Aula
Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA