Plano de Aula

Plano de aula: A evolução dos meios de comunicação

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Uso dos lugares e responsabilidade individual e coeltiva.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Figuras de meios de comunicação antigos e atuais, cordão (aproximadamente 3 metros), pregadores de roupa ou durex.

Material complementar:

Poema Sonata ao Luar- Manoel de Barros:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M9jdBQgV8HqVduJf5Cy2CmtBj3ZxfDdHv2dZJWxXX2Pu8xmgbmFFs3WGAW2z/geo2-03und04-sonata-ao-luar-manoel-de-barros.pdf

Atividade Linha do Tempo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wFK8HSKZ8RCGMhfWG3Pvqkg7zsxsnbvnF25yXjV7xqSpygZZq7eRPbh6TYFW/geo2-03und04-atividade-linha-do-tempo.pdf

Para saber mais:

Cartilha de segurança para internet. Disponível em: <https://cartilha.cert.br/seguranca/>. Acesso em: 20 mai 2019.

SANTOMAURO, Beatriz. Cuidados na internet. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1525/cuidados-na-internet>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: Peça às crianças para trazerem de casa 4 gravuras de meios de comunicação - 2 antigos e 2 atuais.

Observação importante: Caso necessário, direcione as figuras que cada um deverá trazer, distribuindo de forma homogênea a quantidade de gravuras de cada meio de comunicação, conforme a época. Ex: metade da turma antigos - metade da turma atuais. Caso seja possível, poderá ser sugerido uma pesquisa a internet para descobrir o ano desses inventos.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Converse sobre o significado da palavra evolução.

Pergunte aos estudantes o que entendem do título do plano. Se necessário, diga o significado da palavra. Pergunte também o que são meios de comunicação: Como nós nos comunicamos? Deixe que dêem exemplos. Anote no quadro as ideias das crianças. Por exemplo: falando, com o olhar, com gestos, com palavras escritas, com bilhetes…

  • E os meios de comunicação? O que são? Deixe que pensem a respeito.

Explore as imagens:

  • Quem conhece essas imagens?
  • Já viram em algum lugar? Onde?
  • O que significam?

Caso necessário, explique aos estudantes:

Meios de comunicação são ferramentas através das quais pode-se repassar as informações que desejamos a poucas ou muitas pessoas, dependendo da capacidade do meio escolhido.

Como adequar à sua realidade: Procure conduzir a discussão à sua realidade. Em algumas regiões a internet é mais acessível, noutras os telefones públicos ainda fazem parte da rotina. Portanto, priorize a realidade vivida pela comunidade na qual estão inseridos.

Para você saber mais:

Tv e Internet são os meios de comunicação mais utilizados:

https://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/tv-e-o-meio-preferido-por-63-dos-brasileiros-para-se-informar-e-internet-por-26-diz-pesquisa.ghtml

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA