Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO2_03UND05
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, Google Meet (ou outra ferramenta síncrona).
- Optativas: Google Classroom, Youtube, Google Desenhos, Paint, Google Docs, Word.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes identifiquem os tipos de transporte escolar em diferentes localidades brasileiras e estabeleçam comparações quanto à segurança e utilização responsável. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e converse com os estudantes:
- Vocês reconhecem esse meio de transporte apresentado no figura?
- Alguém o utiliza para vir para a Escola?
- Quais outras maneiras podemos utilizar para vir para a Escola?
- Hoje iremos falar de transporte escolar e segurança no trânsito. Vocês se sentem seguros ao virem para a escola?
Peça que anotem suas respostas no caderno.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Converse com as crianças seguindo conforme a discussão do título do plano. Há diversas maneiras de nos deslocarmos para a escola. Depende das características do lugar onde a escola fica.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, inicie a discussão lançando a questão presente no slide. Conduza a turma a refletir sobre a segurança no trânsito, caso considere pertinente, retome os relatos feitos pelos alunos sobre as formas utilizadas por eles para se locomover até a escola.
- Envie as imagens que constam no arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XSWXtkzPDT58tevEX6FXbd5eJGceqfUcGN6952RHgWZyts6chfK4DNcNHaHy/geo2-03und05-meios-de-transporte.pdf. Acesso em 24/06/2020.
E peça para que cada criança escolha uma figura que represente melhor a maneira como vem para a escola e contará um pouco do seu trajeto e se enfrenta ou não dificuldades no percurso. Oriente a produção de um áudio de no máximo (2 minutos).
Ação propositiva (50 minutos - sincronamente)
Organize um momento síncrono, utilize o Google Meet nessa etapa. Construa com os estudantes um gráfico baseando-se nas informações coletadas na roda, você pode usar o Google Docs, ou Word, para a confecção dos gráficos.
Peça às crianças, uma a uma, que assinalem no gráfico o meio de transporte que utilizam para ir à para a escola. Faça também outro gráfico com as seguintes barras:
O meio de transporte que utilizo é:
- Seguro
- Muito seguro
- Precisa melhorar a segurança
Peça às crianças assinalarem e explicarem a opção escolhida.
- Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PdSmMUqnZRaExxyEnHGU4mcPSTEGQ3ZeJe3cwYPkK37U6u7THCqMUuRHFadT/geo2-03und05-grafico-de-barras.pdf. Acesso em 24/06/2020.
Projete a tabela, e vá construindo essa etapa com os estudantes.
Sistematização (35 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa, e envie o gráfico aos estudantes, peça que eles registrem em seus cadernos, se não puderem imprimir, oriente que façam o desenho. Deixe a sugestão que utilizem o Google Desenhos ou o Paint.
Convite às famílias
Oriente as famílias participem das ações da adaptação deste plano com os estudantes.
- Ainda assim, deixe a sugestão que assistam aos vídeos:
- Meios de Transporte- https://www.youtube.com/watch?v=6TgamyHBv4c - . Acesso em 24/06/2020.
- Hora da escola | Bita e o Nosso Dia
https://www.youtube.com/watch?v=-RsLzUsXYHM. Acesso em 24/06/2020.