Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO2_03UND02
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube, Google Maps.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes reconheçam as diferenças existentes entre os meios de transporte utilizados na conexão entre pessoas, a partir do lugar de vivência. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e pergunte como nos locomovemos atualmente. Leve em consideração a realidade da sua comunidade. (peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
O Google Maps pode ser um recurso muito interessante nessa etapa. Nele você pode utilizar a ferramenta street view e apresentar imagens do espaço da cidade que gostariam de observar. Pode pedir sugestões aos alunos.
- Link: https://www.google.com/maps/@-8.0613603,-34.8812967,2a,63.8y,286.72h,87.16t/data=!3m6!1e1!3m4!1sT9jC8Rbmy-hIam_FObkkVg!2e0!7i13312!8i6656?hl=pt-BR. Acesso em 23/06/2020.
- https://www.google.com/maps/dir/Museu+da+Cidade+do+Recife+-+Forte+das+Cinco+Pontas/Recife+-+Paratibe,+Recife+-+PE/@-8.0613603,-34.8812967,13z/data=!4m14!4m13!1m5!1m1!1s0x7ab18b424fea3a7:0x91be4d2497163265!2m2!1d-34.8808662!2d-8.0717332!1m5!1m1!1s0x7ab196f94e5408b:0xe5800ef782bde3a6!2m2!1d-34.8828969!2d-8.0578381!3e0?hl=pt-BR. Acesso em 23/06/2020.
Converse com as crianças sobre as diferenças entre as imagens. Pergunte-as se conhecem outras cidades, o que percebem de diferente e de semelhante entre elas. Como as pessoas se locomovem nessas cidades? Quais são os meios de transporte utilizados
Converse com as crianças sobre as diferenças entre as imagens. Pergunte-as se conhecem outras cidades, o que percebem de diferente e de semelhante entre elas. Como as pessoas se locomovem nessas cidades? Quais são os meios de transporte utilizados?
Você pode usar imagens locais, utilizando o Google Maps.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, e envie as imagens do plano original.
Questione o que está acontecendo nas imagens. Como as pessoas estão se locomovendo? Quais os pontos positivos e negativos de cada maneira de se locomover? Envie uma tabela para que eles possam contribuir.
Modelo de tabela:
- Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WFbh85N9CPSWYzFFfaq7Y3GNYb5qPEVGTDbq2mqV3ad8aVrRna6kuD5su62Y/geo2-03und02-problematizacao-tabela.pdf. Acesso em 23/06/2020.
Ação propositiva (um dia- assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, diga que aqui as crianças irão relatar atividades comuns do seu dia-a-dia: ida e volta para escola e casa, atividades de lazer, etc. É importante estar atento (a) à realidade do espaço vivido.
- Modelo de cartão postal: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KHQKwbXPy4ytfZmMnp4AHm7MjWAvzgNtheAtsshmGBJ5nEC6rmxEk8SUDu2e/geo2-03und02-acao-propositiva-modelo-de-cartao-postal.pdf. Acesso em 23/06/2020.
- Cartões postais- http://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=698. Acesso em 23/06/2020.
- Preenchimento do cartão postal: https://pt.wikihow.com/Escrever-um-Cart%C3%A3o-Pos. Acesso em 23/06/2020.
Sistematização (30 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa deixe que as crianças apresentem seus postais, dizendo aos colegas o meio de transporte que desenharam, peça que eles gravem vídeos curtos de no máximo 2 minutos sobre o tema. Diga-lhes que irá colocá-los no correio, assim que terminar o período de isolamento social. Converse sobre o tempo e a distância entre as cidades e o prazo de entrega dos correios.
Como o postal será levado até a outra cidade? De carro, de avião, de moto? (Mostre a imagem da van dos correios como exemplo de meio de transporte utilizado pela empresa). Fale sobre as importâncias desses meios de comunicação diante da pandemia.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças as sugestões de vídeos que seguem abaixo.
- Meios de transporte aéreos para crianças - https://www.youtube.com/watch?v=ZFsMOaXZRao. Acesso em 23/06/2020.
- Meios de transporte aquáticos para crianças – Vocabulário: https://www.youtube.com/watch?v=oRbOej0gpvU. Acesso em 23/06/2020.
- Os Meios de Comunicação | Vídeos Educativos para Crianças https://www.youtube.com/watch?v=9_CQ-nrwqyU. Acesso em 23/06/2020.