Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO2_03UND03
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, Youtube, Google Desenhos, Paint.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compararem meios de transporte individuais e coletivos e as consequências do uso de cada um. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material.Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e deixe que as crianças façam as indicações de qual meio de transporte acham que seria melhor. Indique algumas situações iniciais para que deem seus palpites. Por exemplo: Se você quisesse chegar em casa rapidamente, que meio utilizaria? Iria a pé? Como faria?
Contextualização (35 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Envie o vídeo do Aladim.
- Aladim: Histórias infantis em português. Youtube, 2015 (9min29seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Oolek2_M6mA>. Acesso em 23/06/2020.
Converse com as crianças sobre ele: A história de Aladim oferece algumas situações em que o meio de transporte facilitaria as coisas. Por exemplo: no deserto andando três dias e três noites… Se ele tivesse um camelo ou algum meio de transporte adequado ao deserto, poderia ter ido embora, sem depender do gênio. Discuta questões como o perigo de se confiar em estranhos, o valor de pessoas queridas, das responsabilidades sobre as escolhas que são feitas, etc.
Problematização (40 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, tomando como aporte para discussão a história de Aladim, busque trazer a questão presente no slide do plano original, citando exemplos que possam conduzir o aluno a refletir as diferenças entre os meios de transportes. Você pode continuar a discussão com a história contada, relatando: Temos que ajudar o Aladim a fazer os três pedidos e encontrar Jasmim. Para isso, vamos pensar:
- Qual dos meios de transporte o Aladim poderia utilizar para encontrar a Jasmim?
- Qual existe de verdade?
- Qual seria o mais eficiente?
- O mais rápido?
- O que não polui a atmosfera e não causa problemas de saúde?
- Aquele que leva muitas pessoas?
- Percorre distâncias grandes ou pequenas?
Oriente-as a conversar e escolher o melhor meio de transporte para Aladim.
Oriente-as a preencher o quadro e diga-as que depois terão que explicar o porquê do meio de transporte que escolheram.
Envie a atividade para os estudantes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wFyBc8tyRvcPneP93cT3S5DQWgtFuy5bh2n4PGMSK7TUwsVUR94Kj9Zh6pjN/geo2-03und03-quadro-meios-de-transporte-problematizacao.pdf. Acesso em 23/06/2020.
Peça que encaminhem as respostas por fotos, utilizando uma das ferramentas sugeridas no inicio do plano.
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, faça a seguinte pergunta:
Converse com os estudantes: Agora é você! Mas, você não está na Índia. Está no Brasil e precisa pensar sobre os meios de transporte que temos aqui…
Temos teletransporte? Temos tapete mágico? Temos máquina do tempo?
Então vamos pensar com os meios de transporte que temos.
Lembrem-se que temos meios de transporte individuais e coletivos. Quais será que são os melhores e os que poluem menos?
Vou dizer as situações e vocês devem me apresentar o melhor meio de transporte para cada uma delas, tudo bem?
- Meio de transporte mais rápido para ir para a escola.
- Vou para o Rio de Janeiro (substituir por uma cidade qualquer distante da sua) e quero chegar rápido.
- Quero transportar muitas pessoas e diminuir o consumo de combustível.
- Não quero gerar poluição.
- Quero ficar tranquilo e curtir a paisagem enquanto viajo.
Acrescente outras situações conforme as opções de sua região. Peça que as respostas sejam feitas em desenho, utilizando o Google Desenhos ou o Paint.
Sistematização (35 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa, e diga que estudantes realizarão uma atividade com os meios de transporte adequados para cada situação vivenciada.
Atividade- https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EUpxhdSPh85RyzRMxkHGhNGH52dUDJq9h3r8GgpGBmT768eqSU5GkvGtZYRR/geo2-03und03-atividade-sistematizacao.pdf. Acesso em 23/06/2020. Acesso em 23/06/2020.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças as sugestões de vídeos que seguem abaixo.
- Meios de transporte aéreos para crianças - https://www.youtube.com/watch?v=ZFsMOaXZRao. Acesso em 23/06/2020.
- Meios de transporte aquáticos para crianças – Vocabulário: https://www.youtube.com/watch?v=oRbOej0gpvU. Acesso em 23/06/2020.
- Os Meios de Comunicação | Vídeos Educativos para Crianças https://www.youtube.com/watch?v=9_CQ-nrwqyU - . Acesso em 23/06/2020.