Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet (ou alguma ferramenta que promova um momento síncrono)
- Optativas: Google Classroom e Youtube
Valores trabalhados
- Cidadania
- Desigualdade social
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem as mudanças que ocorrem nas cidades em razão da verticalização, reconhecendo os motivos dessas transformações. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet.
Na apresentação do tema, grave um vídeo contando o que será tratado na aula. Explique brevemente que eles irão refletir sobre as mudanças que ocorreram nas cidades ao longo dos anos, bem como os motivos que levaram a essas transformações.
Contextualização (20 minutos)
Encaminhe aos alunos o slide de contextualização que consta no plano original. Na sequência, faça alguns questionamentos como:
- O que vocês observam na imagem?
- Você acredita que essa imagem é antiga ou recente?
- Qual tipo de construção prevalece nessa imagem?
Permita que eles se manifestem por meio de mensagens de texto ou áudios.
Problematização (40 minutos)
Envie um vídeo com a questão proposta no slide do plano original aos alunos. Em seguida, leve-os a refletir sobre as causas da existência de muitos edifícios nas grandes cidades. Busque esclarecer que o espaço para construir as moradias é restrito e, por isso, o pedreiro deverá pensar em alternativas para tentar solucionar o problema.
Neste momento, permita que eles se manifestem utilizando algum recurso virtual. Anote as soluções apontadas no Google Docs ou em um caderno seu. O objetivo dessa atividade é resgatar os conceitos prévios das crianças e prepará-las para a ação propositiva.
Ação propositiva (60 minutos)
Etapa a ser realizada de modo assincrônico. Oriente que cada aluno tenha uma folha sulfite (repartida ao meio) e dez caixas de fósforos. Explique que elas representarão as moradias que João precisa construir. Você pode substituí-las por outros tipos de caixas, como de remédio, caso eles não tenham.
Inicialmente, solicite que os alunos espalhem as caixas pela primeira metade da folha sulfite, como se estivessem construindo as moradias. Após organizarem, peça para que eles contornem na folha sulfite. Em seguida, peça para que eles pegarem a segunda metade da folha sulfite e organizarem as caixas sobre ela, empilhando-as como se estivessem construindo um prédio. Solicite que, após empilhar as caixas, contornem o espaço que foi utilizado na folha.
Quando as duas etapas estiverem concluídas, solicite que observem as duas folhas e tentem chegar a uma conclusão para a questão proposta. Esta etapa deverá ser orientada por meio de um vídeo. Inclusive, você pode demonstrar como realizar a primeira e segunda etapas.
Sistematização (50 minutos)
Após a ação propositiva, promova um momento síncrono com os alunos para responder à questão proposta. Deixe que se manifestem e faça intervenções pontuais, caso necessário. Neste momento é importante levá-los a reconhecer que a verticalização das cidades está cada vez mais frequente por conta de uma valorização dos terrenos nas áreas mais dotadas de infraestrutura, fato que possui como consequência a diminuição de áreas disponíveis para novas construções. Com isso, a solução de construir prédios é eficiente, pois permite a economia do espaço urbano.
Aproveite esse momento para ampliar a discussão, levando os alunos a refletirem sobre a demanda por espaço nas grandes cidades, sobre os impactos causado pelo próprio crescimento populacional, entre outros fatores. Após a discussão, você pode pedir para que eles copiem a resposta no caderno. Esta etapa deve ser organizada pelo Google Meet ou outra ferramenta que mantenha o contato síncrono. O tutorial de como usar o Google Meet está disponível aqui.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo “Mudando a cidade com as crianças”, disponível aqui. O vídeo mostra os desafios que as crianças enfrentam na cidade. As cidades estão acolhendo e sendo saudáveis para as crianças? Como as crianças se sentem na cidade? Como é ser criança em uma cidade como São Paulo?