Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Youtube, Google Desenhos e Paint
Valores trabalhados
- Cidadania
- Desigualdade social
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (25 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os alunos identifiquem as mudanças que ocorrem nos lugares de vivência através da observação de imagens em diferentes épocas. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Na apresentação do tema, grave um vídeo explicando aos alunos que durante as atividades eles irão observar as mudanças que ocorreram na cidade ao longo dos anos. Caso não seja possível encontrar imagens antigas, busque adequar a atividade usando desenhos sobre as possíveis mudanças ocorridas nas cidades. Trace, então, uma linha que possibilite identificar mudanças, sem, contudo, atrelá-las ao tempo. O importante é que seja possível compreender que o espaço geográfico está em constante transformação e que essas mudanças são identificadas na paisagem. Envie uma foto com o tema da aula.
Contextualização (20 minutos)
Envie o slide da contextualização que consta no plano original aos alunos. Grave um vídeo explicando a imagem, que ilustra uma cidade evoluída e um território que dará início a uma cidade. Após esse momento, questione-os: vocês acham que nossa cidade também passou por transformações?
Deixe que os alunos se manifestem por mensagens de texto ou áudio sobre os aspectos observados. Não faça intervenções pontuais, pois essa atividade tem como objetivo levantar os conhecimentos da turma, bem como engajá-los para as próximas atividades da aula.
Problematização (60 minutos)
Encaminhe aos alunos o slide com as fotos que está disponível no plano original. Pergunte:
- Quais principais fatores que levam uma cidade a se transformar?
- Que tipos de mudanças podemos observar nesta cidade?
Permita que eles se manifestem por mensagens de texto e áudios. Anote as respostas no Google Docs. Para instigá-los ainda mais, faça as seguintes outras questões norteadoras:
- É possível perceber qual dessas imagens é mais antiga? Por quê?
- Como vocês imaginam que estará esse lugar daqui a alguns anos?
Ação propositiva (60 minutos- assincronamente)
Organize um vídeo para orientar este momento. Envie aos alunos as imagens que você separou previamente. Peça que eles pesquisem outras fotografias para complementar o trabalho e organizem uma linha do tempo.
Explique aos alunos que o desafio da atividade é tentar organizar as imagens formando uma ordem cronológica. Oriente-os a observarem e compararem as construções que existem nas fotografias. Depois que eles organizarem as linhas do tempo, peça para enviarem um registro do trabalho por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta de comunicação tecnológica que esteja sendo utilizada pela turma.
Neste momento, é importante levar os alunos a refletirem sobre as mudanças que aconteceram na cidade, bem como os motivos que as causaram.
Sistematização (60 minutos)
Peça que os alunos dividam uma folha sulfite de tamanho A4 no meio, escolhendo duas imagens para representar em desenhos, dando ideia da transformação da paisagem. Se preferir, oriente que utilizem o Google Desenhos ou o Paint para realizarem suas produções.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças aos vídeos com conceitos sobre paisagem que seguem abaixo:
- “Paisagens de São Paulo”, disponível aqui.
- “Mudança da paisagem”, disponível aqui.
- “Paisagem em transformação”, disponível aqui.
Fica a sugestão de inserir algum vídeo ou documentário sobre sua cidade, com fotos que evidenciem as mudanças da paisagem.