Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Earth
- Optativas: Google Classroom e Google Docs
Valores trabalhados
- Cidadania
- Direitos humanos
- Desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
Neste plano de aula o objetivo é que os estudantes observem o bairro em que a escola está inserida, identificando as mudanças e permanências que ocorrem na paisagem. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Na apresentação do tema, grave um vídeo contando o que será tratado na aula. Diga que eles irão observar as mudanças no bairro onde a escola está localizada. Se preferir, envie o slide com o tema de aula que está disponível no plano original.
Contextualização (30 minutos)
Encaminhe a imagem do plano original. Deixe que os alunos se manifestem sobre quais os tipos de mudanças eles acreditam que houve nesse bairro. Grave um vídeo. Realize este momento de forma assíncrona. Peça que anotem suas observações no caderno e que depois contem para você por meio de um áudio o que observaram.
Não é necessário fazer intervenções neste momento, pois esta atividade tem a função de resgatar o conhecimento prévio dos alunos. Busque traçar discussões sobre o contexto que é vivenciado pelo aluno. Anote as percepções no Google Docs ou em seu caderno de registros.
Problematização (60 minutos)
Para esta atividade é necessário que você providencie previamente algumas fotos antigas do bairro onde a escola está inserida. Consulte a biblioteca da unidade escolar, ou site, blog ou página da escola onde essas informações possam ser encontradas.
Encaminhe por meio de um vídeo para os alunos o questionamento proposto no slide do plano original. Permita que eles se manifestem sobre como eles acham que era o local por mensagens de texto ou áudio. Envie as fotos previamente providenciadas e peça para que os alunos observem e anotem suas percepções em seus cadernos. Aqui eles podem contar com o auxílio de um adulto para ser o escriba, caso ainda não sejam alfabetizados.
Ação propositiva (60 minutos)
Utilizando o Google Earth, explique para os alunos que vocês irão passear pelo bairro para observarem quais foram as mudanças que aconteceram com o passar dos anos. Eles podem fazer este passeio em suas residências ou você pode gravar o trajeto com o uso da ferramenta e, posteriormente, disponibilizar para eles. Neste link, você encontra um vídeo explicativo de como usar o Google Earth.
Faça um breve passeio por todo o quarteirão do colégio. Explique a eles que cada aluno deverá listar as mudanças e permanências que observaram. Por isso, é importante que eles já tenham acesso às imagens da escola. Ao terminarem, peça que enviem uma foto do caderno com os registros ou crie um documento no Google Docs onde eles deverão colocar essa lista quando terminarem suas atividades.
Sistematização (60 minutos)
Grave um vídeo comentando todas as mudanças que foram anotadas pela turma. Em seguida, explique que eles irão preencher uma tabela na qual devem organizar e separar quais foram as mudanças e permanências que aconteceram com o passar do tempo. Neste momento é importante que você faça algumas observações que os faça refletirem sobre quais foram os motivos dessa mudança, como, por exemplo, o crescimento da cidade, a necessidade de pontos comerciais etc. Na elaboração da sua vídeoaula, sugere-se que não seja muito extensa, para não se tornar maçante para a criança. A tabela que deve ser enviada encontra-se disponível aqui.
Convite às famílias
Oriente que as famílias façam um passeio pelo bairro onde moram com as crianças utilizando o Google Earth. O tutorial de como utilizar a ferramenta está disponível aqui.