Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; Youtube e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Formulários e Google Jamboard
Valores trabalhados
- Cidadania
- Direitos humanos
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
Neste plano de aula o objetivo é que os estudantes reconheçam, identifiquem e listem as mudanças que ocorreram na paisagem por meio da observação de imagens em diferentes épocas. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Na apresentação do tema, grave um vídeo contando o que será tratado na aula. Explique brevemente que eles irão identificar as mudanças que ocorrem nas paisagens de acordo com a passagem do tempo.
Contextualização (30 minutos)
Envie o slide de contextualização que consta no plano original aos alunos. Leve-os a refletir sobre como os lugares estão em constante modificação. Você pode levantar algumas questões como:
- Será que a nossa cidade sempre foi assim?
- Como será que ela era a alguns anos atrás?
- Quais modificações na paisagem vocês imaginam que houve?
É importante encaminhar o vídeo “As cidades se transformam com o passar do tempo”, disponível aqui.
Problematização (60 minutos)
Envie o slide de problematização que consta no plano original aos alunos. Explique que essa é uma imagem da cidade de São Paulo de muito tempo atrás, quando a cidade estava sendo fundada. Em seguida, questione: a cidade de São Paulo continua da mesma forma que foi retratado na imagem? Espera-se que eles reconheçam que a cidade passou por muitas mudanças ao longo dos anos.
Por fim, questione novamente: quais principais fatores que levam uma cidade a se transformar? Permita que os alunos se manifestem por mensagens de texto ou áudio, mas não faça intervenções, pois o assunto será abordado com mais ênfase nas próximas etapas. Caso seja possível, providencie uma foto da fundação da cidade onde os alunos estão inseridos. Assim, o debate será ainda mais enriquecedor.
Ação propositiva (60 minutos)
Envie as imagens que constam neste link à turma. Explique que são fotos da Avenida Paulista, localizada na cidade de São Paulo.
Solicite que eles ordenem as imagens de acordo com a passagem do tempo (da mais antiga para a mais recente). Caso os alunos não consigam registrar de forma escrita as mudanças que observaram, você pode sugerir que um adulto os ajude, sendo o escriba. É importante que, neste momento, eles sejam capazes de reconhecer a passagem do tempo mediante a observação das fotografias, bem como as mudanças que ocorreram nessa paisagem.
Peça que eles enviem uma foto de como organizaram as imagens. Você pode organizar esta atividade com auxílio do Google Formulários, inserido as imagens e pedindo que eles as ordenem. Neste link você encontra subsídios de como organizar um questionário pelo Google Formulários.
Sistematização (50 minutos)
Neste momento é importante levar os alunos a refletirem sobre o crescimento urbano na paisagem, aumento de estabelecimentos, verticalização do bairro etc. Dentro dessa reflexão, leve-os a imaginar como estará essa paisagem daqui 30 anos. Organize um vídeo com essas reflexões. Caso prefira, faça isso em um momento síncrono, utilizando o programa da Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google. Nele, os estudantes poderão inserir palavras sobre suas percepções do crescimento urbano e da paisagem. O vídeo com o passo a passo para acesso e uso da ferramenta encontra-se disponível aqui.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo “As cidades se transformam com o passar do tempo”, disponível aqui.