Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_09NUM02
Recursos:
- Necessários: Um meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail, ou envio dos problemas impressos.
Opcionais: material concreto de contagem (pode ser algum material que os alunos estejam familiarizados, como palitos de picolé, fios de contas, tampinhas, grãos, canudinhos, pedrinhas... ).
Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e na do Raio X.
Os problemas podem ser usados em duas aulas.
Atividade principal
Para resolver esta atividade é interessante que seus alunos tenham além da cópia do problema, algum tipo de material concreto para contagem.
Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode compartilhar sua tela com seus alunos, e apresentar o slide 3. Faça a leitura do problema com eles, e peça que façam os cálculos usando o material de contagem. Deixe o slide do problema visível, como um apoio para que eles leiam os dados toda a vez que precisarem. Se achar melhor, você pode enviar o documento da atividade principal para que os alunos façam a impressão do problema. Oriente que pensem primeiro na representação dos dados que o problema traz. Se preferir, peça que usem o material de contagem para simular os bombons. Eles também podem encontrar as respostas fazendo desenhos, representando os pacotes com os bombons. Depois disso, oriente que escrevam qual a sentença matemática que usaram para representar os cálculos.
Se não estiver com todos os alunos ao mesmo tempo, você pode tirar um print da tela do slide do problema e compartilhar com eles via WhatsApp. Você também pode gravar áudio com as orientações e com o texto do problema. Explique que há diferentes formas de resolver o problema, e incentive-os a usarem a que acharem mais fácil. Peça que fotografem a estratégia usada e enviem para você por WhatsApp. Envie também a pergunta: "Que tipo de operação pode representar os cálculos para resolver este problema?"
Caso não tenha Internet, você pode imprimir o documento da atividade e combinar com os pais para buscar e devolver na escola. Neste caso, fica mais difícil a discussão das soluções, então encaminhe junto com o problema as questões abaixo:
- Como você pensou fazer para resolver o problema?
- Que tipo de operação pode representar os cálculos que você fez?
Discussão das soluções
Proporcione meios para que seus alunos possam compartilhar as respostas com a turma. Se puder fazer isto de forma síncrona, incentive a participação de todos, pedindo que expliquem as estratégias que usaram para descobrir as respostas e apresentem os cálculos envolvidos. Faça os questionamentos sugeridos abaixo:
- Que estratégias vocês usaram para resolver?
- Que tipo de operação fizeram?
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
Estimule os alunos para que percebam a relação da multiplicação com a soma de parcelas iguais. Você encontra nos slides 5, 6 e 7 sugestões de possíveis formas de calcular as respostas do problema, usando a adição e a multiplicação. Se alguma delas não foi apresentada por seus alunos, compartilhe com eles mais essas formas.
Você também pode fazer os questionamentos sugeridos acima e a socialização das estratégias utilizadas pelos alunos usando o WhatsApp, por meio de bate-papo, gravação de áudio ou envio de mensagem de texto. Eles podem fotografar as suas representações e enviar no grupo ou gravar áudio explicando como fizeram. É importante que eles percebam que existem jeitos diferentes de chegar ao resultado, e que pode ser usado tanto a adição quanto a multiplicação, por isso, no caso de você não ter momento síncrono com sua turma, reúna as diferentes estratégias usadas pelos alunos e envie por WhatsApp.
Se você não tiver comunicação on-line com eles, analise as respostas das questões enviadas junto com o problema, reúna algumas e depois encaminhe aos seus alunos junto com a devolutiva impressa. O importante é dar espaço para que todos os alunos possam fazer suas reflexões e concluir qual operação consideram melhor usar neste caso.
Quando tiver discutido e analisado as diferentes resoluções apresentadas para o problema, valide todas as respostas dando devolutivas aos alunos.
Sistematização do conceito
Apresente o conceito trabalhado na aula e sistematize a aprendizagem, retomando com os alunos a relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Reforce que a multiplicação torna mais rápido os cálculos de adição de parcelas iguais. Você também pode encaminhar no grupo do WhatsApp a imagem da sistematização que está no slide 8, ou enviar a escrita impressa para cada aluno junto com a correção da resposta.
Raio X
O problema proposto para o Raio X pode ser aplicado em uma outra aula. Disponibilize para os alunos da forma que for possível, enviando o documento por e-mail, imagem do slide 10 pelo celular, compartilhamento de tela, ou mesmo impresso. O problema pode ser usado para mais um momento de construção do conceito de multiplicação associada à soma de parcelas iguais, ou para avaliar se os alunos são capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante a que fizeram. Se preferir trabalhar mais o conceito, faça questionamentos e depois a socialização das diferentes estratégias usadas por eles e as operações envolvidas. Caso prefira usar o problema para avaliar a aprendizagem, peça que respondam o problema individualmente e depois encaminhem a resposta para você.
Convite às famílias
Os pais podem ajudar seus filhos com a leitura do problema e com a disponibilização de material de contagem. O apoio dos familiares é sempre muito importante para o sucesso da aprendizagem dos alunos, por isso incentive a participação e o envolvimento deles. Você pode escrever um pequeno texto e enviar junto com a tarefa, ou gravar e enviar um áudio fazendo o convite e dando sugestões de apoio aos filhos.