Plano de Aula

Plano de aula: Multiplicação? Que bicho é esse?

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noção de multiplicação

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rejane Bianchini

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.

Objetivos específicos

Compreender o conceito de multiplicação através da resolução de  problemas por meio de registros pessoais.

Conceito-chave

Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.

Vocabulário trabalhado na aula:

Adição:  operação que junta (soma) quantidades ou que acrescenta quantidades a uma outra já existente.

Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.

Multiplicação:  operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Caderno;
  • Atividades fotocopiadas (se achar conveniente);
  • Caixas de ovos (se achar conveniente);
  • Tampinhas de garrafa (se achar conveniente);
  • Sacos para colocar as tampinhas (se achar conveniente).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Compreender o conceito de multiplicação através da resolução de  problemas por meio de registros pessoais.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA