Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_09NUM04
Recursos
- Necessários: Um meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail; 10 garrafas pet, etiquetas com multiplicações a serem resolvidas pelos alunos e uma bola de plástico (ou de papel, ou de meia).
Opcionais: links Diy do lixo ao luxo- boliche com garrafa pet.; Boliche de Pet
Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e da Discussão das Soluções.
O jogo “Boliche da multiplicação” proposto na atividade principal do plano foi adaptado para que os alunos possam jogar sozinhos em suas casas. Você precisará de três aulas para planejar, aplicar e discutir o jogo.
Atividade principal
Agende a primeira aula para dar orientações aos alunos de como preparar o material para o jogo, estudar as regras e escolher as duplas. Explique que para jogar devem providenciar o material para o Boliche da Multiplicação: dez garrafas pet, etiquetas com multiplicações coladas nas garrafas e uma bola de plástico, de papel ou de meia. Envie o documento com as etiquetas das multiplicações e as orientações de como preparar o material por e-mail, por imagem no WhatsApp ou já impressas. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), compartilhe a tela do seu computador com seus alunos com o slide 3 e explique que material devem usar e como fazer. As etiquetas com as multiplicações podem ser confeccionadas por eles próprios, ou com a ajuda dos pais. Explique que você organizará os grupos em duplas. Fale para as duplas que podem jogar sozinhos em suas casas, registrar os resultados e enviar a tabela preenchida um para o outro marcar os pontos das jogadas do adversário. Depois a dupla deve enviar a tabela para que você possa conferir.
Copie em um slide a tabela para registro das jogadas, e as regras abaixo que foram adaptadas do jogo original, projete a tela do seu computador para seus alunos e conversem sobre elas. Você pode pedir que eles copiem a tabela em seus cadernos.
REGRAS DO JOGO DO BOLICHE DA MULTIPLICAÇÃO
I) CADA JOGADOR TEM DIREITO A CINCO JOGADAS DE BOLA. DEVE JOGAR A BOLA UMA ÚNICA VEZ EM CADA RODADA. SE NÃO ACERTAR NENHUMA GARRAFA NÃO PONTUARÁ E PERDERÁ A RODADA.
II) PARA A RODADA SEGUINTE, OS PINOS DEVEM SER ARRUMADOS.
III) PARA PONTUAR, O JOGADOR DEVE REPRESENTAR CORRETAMENTE AS MULTIPLICAÇÕES INDICADAS NOS PINOS DERRUBADOS E RESOLVÊ-LAS. USAR A TABELA PARA FAZER OS REGISTROS.
IV) O ADVERSÁRIO CONFERE AS REPRESENTAÇÕES, MARCA NA TABELA UM PONTO PARA CADA RESOLUÇÃO CORRETA.
V) O JOGADOR QUE AO FINAL DA PARTIDA ACUMULAR MAIS PONTOS, VENCE O JOGO.
TABELA DE PONTUAÇÃO “BOLICHE DA MULTIPLICAÇÃO”
Jogador:_______________________________________________________________________
Nome do aluno que conferiu o resultado:_______________________________________
Se não estiver com todos os alunos ao mesmo tempo, você pode tirar um print da tela do slide do jogo, da tabela de registro e compartilhar com eles via WhatsApp. Você também pode gravar áudio com as regras do jogo.
Caso não tenha contato com seus alunos pelo celular e nem pela Internet, você pode imprimir o documento com as fichas, as regras e a tabela e combinar com os pais para buscar e devolver na escola.
Reserve uma segunda aula para que seus alunos possam realizar o jogo em suas casas e compartilhar a tabela entre si, cada um com a sua dupla. Você pode pedir que enviem fotos no grupo de WhatsApp do momento que estiverem jogando. Peça que depois que as duplas conferirem as tabelas, um do outro, devem devolver ao adversário e este encaminhar para você. No caso de não haver esta possibilidade, combine com os alunos que você mesma fará a conferência da pontuação de cada um da dupla, assim podem enviar diretamente para você. Neste caso, para não deixar dúvidas, envie o seu nome escrito na linha do aluno que conferiu o resultado.
Discussão das soluções
Em uma terceira aula, proporcione meios para que seus alunos possam socializar as jogadas e descobrir os vencedores do jogo. Se puder fazer isto de forma síncrona incentive a participação de todos, pedindo que expliquem as jogadas, as representações usadas descobrir os resultados e as conferências feitas de seus adversários. Faça os questionamentos sugeridos abaixo:
- Qual estratégia vocês usaram para representar as multiplicações?
- Seus adversários usaram a mesma que a de vocês?
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
Estimule os alunos para que percebam a relação da multiplicação com a soma de parcelas iguais. Você encontra nos slides 6, 7 e 8 sugestões de possíveis formas de representação dos resultados das multiplicações dos pinos derrubados. Se alguma delas não for apresentada por seus alunos, compartilhe com eles mais essas formas.
Você também pode fazer os questionamentos sugeridos acima e a socialização das estratégias utilizadas pelos alunos usando o WhatsApp, por meio de bate-papo, gravação de áudio ou envio de mensagem de texto. Eles podem fotografar as representações matemáticas e enviar no grupo ou gravar áudio explicando como fizeram. É importante que eles percebam que existem jeitos diferentes de chegar ao resultado, e que pode ser usado tanto a adição quanto a multiplicação, por isso no caso de você não ter momento síncrono com sua turma, reúna as diferentes estratégias usadas pelos alunos e envie por WhatsApp.
Se você não tiver comunicação on-line com eles, analise os registros nas tabelas, reúna os diferentes e depois encaminhe aos seus alunos junto com a devolutiva impressa. O importante é dar espaço para que todos os alunos possam fazer suas reflexões sobre a relação entre as operações de adição e multiplicação, avaliar a que pode ser mais demorada e a mais prática e concluir qual eles consideram melhor usar neste caso.
Encerramento
Valide todas as respostas dando devolutivas aos alunos e apresentando os vencedores. Valorize o empenho de cada um e encerre a aula apresentando o conceito trabalhado na realização do jogo. Você também pode encaminhar este encerramento no grupo do WhatsApp, ou enviar por escrito para cada aluno junto com a devolutiva.
Convite às famílias
Os pais podem ajudar seus filhos com a confecção do material necessário para a realização do jogo. O apoio dos familiares é sempre muito importante para o sucesso da aprendizagem dos alunos, principalmente nas situações que envolvem confecção de material pedagógico. Por isso, disponibilize o link dos vídeos sugeridos nos recursos e incentive o apoio e o envolvimento dos familiares. Você pode escrever um pequeno texto e enviar junto com a tarefa, ou gravar e enviar um áudio fazendo o convite e dando sugestões de uso alternativo de material.