Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_09NUM03
Recursos
- Necessários: Um meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail, ou envio dos problemas impressos.
Opcionais: material concreto de contagem (pode ser algum material que os alunos estejam familiarizados, como palitos de picolé, fios de contas, tampinhas, grãos, canudinhos, pedrinhas...).
Para este plano, foque nas etapas da Retomada e da Atividade principal
O desafio proposto para o Raio x podem ser usados em outra aula.
Retomada
Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…),compartilhe a tela do seu computador com seus alunos e inicie a atividade com a leitura do slide 3, que pode ser feita pela turma conjuntamente. A ideia é retomar a multiplicação associada à adição de parcelas iguais. Você pode aproveitar este momento e fazer outras propostas de adição de parcelas iguais para que eles descubram o resultado e digam qual é a multiplicação correspondente. Por exemplo: 3 + 3 + 3+ 3 = ; 3 + 3 + 3+ 3 + 3+ 3 + 3+ 3= … É importante que eles percebam que o número que será multiplicado por 3 é o tanto de vezes que ele se repete. Assim estarão sistematizando o conceito de multiplicação e facilitará a realização da atividade principal. Você pode enviar esta proposta no grupo da turma no WthasApp ou mesmo impresso junto com a atividade principal.
Atividade principal
Para resolver esta atividade é interessante que seus alunos tenham, além da cópia do problema, algum tipo de material concreto para contagem.
Se você tiver possibilidade de compartilhar sua tela com eles, apresente o slide 4. Faça a leitura do problema com a turma, e peça que façam os cálculos usando o material de contagem. Deixe o slide do problema visível, como um apoio para que eles leiam os dados toda a vez que precisarem. Se achar melhor, você pode enviar o documento da atividade principal para que os alunos façam a impressão do problema. Oriente que pensem primeiro na representação dos dados que o problema traz em cada uma das questões. Se preferir, peça que usem o material de contagem para simular as maçãs. Eles também podem encontrar as respostas fazendo desenhos, representando os pacotes com as maçãs. Depois disso, oriente que escrevam qual a sentença matemática que usaram para representar os cálculos.
Se não estiver com todos os alunos ao mesmo tempo, você pode tirar um print da tela do slide do problema e compartilhar com eles via WhatsApp. Você também pode gravar áudio com as orientações e com o texto do problema. Envie dois áudios, um com os dados da letra A, e outro com os da letra B. Explique que há diferentes formas de resolver o problema, e incentive-os a compartilhar suas ideias com um colega e depois usar a que acharem mais fácil. Peça que fotografem a estratégia usada e enviem para você por WhatsApp. Envie também as perguntas: "Que tipo de operação pode representar os cálculos para resolver a questão da letra A?" e "Que tipo de operação pode representar os cálculos para resolver a questão da letra B?"
Caso não tenha contato com seus alunos pelo celular e nem pela Internet, você pode imprimir o documento da atividade e combinar com os pais para buscar e devolver na escola. Neste caso, fica mais difícil a discussão das soluções, então encaminhe junto com o problema as questões abaixo:
- Como você pensou fazer para resolver o problema?
- Que tipo de operação pode representar os cálculos que você fez na letra A?
- Que tipo de operação pode representar os cálculos que você fez na letra A?
Discussão das soluções
Proporcione meios para que seus alunos possam compartilhar as respostas com a turma. Se puder fazer isto de forma síncrona, incentive a participação de todos, pedindo que expliquem as estratégias que usaram para descobrir as respostas e que apresentem os cálculos envolvidos. Faça os questionamentos sugeridos abaixo:
- Que estratégias vocês usaram para resolver?
- Que tipo de operação fizeram?
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
Estimule os alunos para que percebam a relação da multiplicação com a soma de parcelas iguais. Você encontra nos slides 5, 6 e 7 sugestões de possíveis formas de calcular as respostas do problema, usando a adição e a multiplicação. Se alguma delas não foi apresentada por seus alunos, compartilhe com eles mais essas formas.
Você também pode fazer os questionamentos sugeridos acima e a socialização das estratégias utilizadas pelos alunos usando o WhatsApp, por meio de bate-papo, gravação de áudio ou envio de mensagem de texto. Eles podem fotografar as representações matemáticas e enviar no grupo ou gravar áudio explicando como fizeram. É importante que eles percebam que existem jeitos diferentes de chegar ao resultado, e que pode ser usado tanto a adição quanto a multiplicação, por isso no caso de você não ter momento síncrono com sua turma, reúna as diferentes estratégias usadas pelos alunos e envie por WhatsApp.
Se você não tiver comunicação on-line com eles, analise as respostas das questões enviadas junto com o problema, reúna algumas e depois encaminhe aos seus alunos junto com a devolutiva impressa. O importante é dar espaço para que todos os alunos possam fazer suas reflexões sobre a relação entre as operações de adição e multiplicação, avaliar a que pode ser mais demorada e a mais prática e concluir qual eles consideram melhor usar neste caso.
Quando tiver discutido e analisado as diferentes resoluções apresentadas para o problema, valide todas as respostas dando devolutivas aos alunos.
Encerramento
Encerre a aula apresentando o conceito trabalhado e sistematize a aprendizagem, retomando com os alunos a relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Diga que se eles preferirem podem usar a adição de parcelas iguais, mas reforce que a multiplicação torna mais rápido os cálculos, principalmente quando envolve várias parcelas. Você também pode encaminhar este encerramento no grupo do WhatsApp, ou enviar por escrito para cada aluno junto com a correção da resposta.
Raio X
O desafio proposto para o Raio X pode ser aplicado em uma outra aula. Disponibilize para os alunos da forma que for possível, enviando o documento por e-mail, imagem do slide 14 pelo celular, compartilhamento de tela, ou mesmo impresso. O desafio pode ser usado para reforçar o conceito de multiplicação associada à soma de parcelas iguais, ou para avaliar se os alunos são capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante a que fizeram. Se preferir trabalhar mais o conceito, faça questionamentos e depois a socialização das diferentes estratégias usadas, desenhos feitos por eles e as operações envolvidas. Caso prefira usar o desafio para avaliar a aprendizagem, peça que respondam individualmente e depois encaminhem a resposta para você.
Convite às famílias
Os pais podem ajudar seus filhos com a leitura do problema e do desafio e com a disponibilização de material de contagem. O apoio dos familiares é sempre muito importante para o sucesso da aprendizagem dos alunos, principalmente nas situações em que a discussão das soluções fica comprometida por falta de comunicação entre os alunos. Incentive a participação e o envolvimento dos familiares na discussão da escolha das operações envolvidas. Você pode escrever um pequeno texto e enviar junto com a tarefa, ou gravar e enviar um áudio fazendo o convite e dando sugestões de apoio aos filhos.