Plano de Aula

Plano de aula: Receita: produção escrita

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Receitas

mais ações

Descrição

Esta sequência tem como foco o gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de produção de textos (escrita autônoma e compartilhada).

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Escrita autônoma e compartilhada

  • Construção do sistema alfabético

  • Convenções da escrita

  • Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão

  • Progressão temática e paragrafação

Prática de Linguagem

  • Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)

Objetivos de aprendizagem

  • Produzir receita, considerando a temática e a situação comunicativa (interlocutor, finalidade, circulação e suporte)

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta sequência tem como foco o gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de produção de textos (escrita autônoma e compartilhada).

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá dificultar a escrita autônoma.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Projete, com auxílio de data show, o vídeo animado “Do livro Poemas e comidinhas, Caldeirão da bruxa Roseana Murray”. Informe à turma que “Caldeirão da bruxa” é um dos poemas presentes no livro “Poemas e Comidinhas” e que esse texto foi criado pela autora Roseana Murray em parceria com seu filho André Murray, que é um Chef de cozinha.

Promova uma breve roda de conversa questionando os alunos se já leram esse texto, se conhecem o livro ou a autora, se gostaram do vídeo e do conteúdo trazido.

Comente com a turma que o texto apresentado possui elementos característicos de uma receita, porém escritos de forma poética. Solicite que identifiquem quais são os ingredientes colocados na receita da bruxa e liste-os no quadro. Questione os alunos acerca das quantidades e, se necessário, apresente o vídeo novamente para verificarem essas informações por meio das imagens animadas. Coletivamente, sendo escriba da turma, elabore o modo de preparo feito pela bruxa, tendo tais informações também registradas no quadro para possíveis consultas posteriores.

Leia junto com os alunos a receita produzida a partir do vídeo assistido para verificação da coerência e da presença dos elementos compositores principais desse gênero abordado (título, ingredientes, modo de preparo e verbos no imperativo). Se necessário, reelabore trechos ou partes do texto a partir das discussões e sugestões da turma.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos