Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Receita: produção escrita
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Receitas
Descrição
Esta sequência tem como foco o gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de produção de textos (escrita autônoma e compartilhada).
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Projetor; Caixa de som - Recursos Educacionais Digitais:
Vídeo animado “Do livro Poemas e comidinhas, Caldeirão da bruxa Roseana Murray”. - Materiais diversos:
Folhas sulfite pautadas
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Escrita autônoma e compartilhada
- Construção do sistema alfabético
- Convenções da escrita
- Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão
- Progressão temática e paragrafação
Prática de Linguagem
- Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)
Objetivos de aprendizagem
- Produzir receita, considerando a temática e a situação comunicativa (interlocutor, finalidade, circulação e suporte)
Competências gerais
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Esta sequência tem como foco o gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de produção de textos (escrita autônoma e compartilhada).
Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.
Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá dificultar a escrita autônoma.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Projete, com auxílio de data show, o vídeo animado “Do livro Poemas e comidinhas, Caldeirão da bruxa Roseana Murray”. Informe à turma que “Caldeirão da bruxa” é um dos poemas presentes no livro “Poemas e Comidinhas” e que esse texto foi criado pela autora Roseana Murray em parceria com seu filho André Murray, que é um Chef de cozinha.
Promova uma breve roda de conversa questionando os alunos se já leram esse texto, se conhecem o livro ou a autora, se gostaram do vídeo e do conteúdo trazido.
Comente com a turma que o texto apresentado possui elementos característicos de uma receita, porém escritos de forma poética. Solicite que identifiquem quais são os ingredientes colocados na receita da bruxa e liste-os no quadro. Questione os alunos acerca das quantidades e, se necessário, apresente o vídeo novamente para verificarem essas informações por meio das imagens animadas. Coletivamente, sendo escriba da turma, elabore o modo de preparo feito pela bruxa, tendo tais informações também registradas no quadro para possíveis consultas posteriores.
Leia junto com os alunos a receita produzida a partir do vídeo assistido para verificação da coerência e da presença dos elementos compositores principais desse gênero abordado (título, ingredientes, modo de preparo e verbos no imperativo). Se necessário, reelabore trechos ou partes do texto a partir das discussões e sugestões da turma.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA