Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Receita que te quero ler!
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Receitas
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita Culinária e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), ficha de atividade impressa, papel Kraft.
Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.
Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá impedir e/ou dificultar a leitura autônoma dos textos. A turma também poderá encontrar dificuldades em relacionar a receita culinária explorada nos diferentes formatos apresentados: fotografia, vídeo e escrita.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte : Autêntica, 2006. Disponível em: <http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora>. Acesso em dia mês (abrev) ano.
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (org). Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. P.127 - 142.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa: Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo. Unidade IV – Você sabia?. São Paulo : SME/ DOT, 2011. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf> Acesso em dia mês (abrev) ano.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1.Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explícito aos alunos que irão explorar algumas receitas culinárias e conversar sobre elas para descobrirem algumas informações importantes sobre esse gênero textual.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA