Atividade para impressão - Primeira parte
Plano de Aula
Plano de aula: Receita: uso de verbos imperativos
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Receitas
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita culinária e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/ Semiótica.
Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), fichas de atividade impressas, lápis de cor, papel craft ou cartolina.
Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.
Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá impedir e/ou dificultar a leitura autônoma do texto.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. L. F. F. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 144p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora. Acesso em 30/07/2018.
DOLZ, J. G.; R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: BRANDÃO, A. C. P. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp. 127-142.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 30/07/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias, analisando o verbo imperativo como o recurso linguístico característico desse gênero estudado.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA