Atividade para impressão - Avaliação
Avaliação
Plano de Aula
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Receitas
Esta sequência tem como foco o gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de produção de textos (escrita autônoma e compartilhada).
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos aqui!
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
Qualidade com economia de tempo
Tempo previsto: 50 minutos
Esta sequência tem como foco o gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de produção de textos (escrita autônoma e compartilhada).
Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.
Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá dificultar na escrita autônoma.
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Escreva no quadro o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão realizar a revisão textual da receita culinária por eles produzida.
Projete o texto “Fantasmas e abóboras de frutas” na lousa. Solicite que seja realizada a leitura individual do texto, estabelecendo o primeiro contato da turma com seu conteúdo. Organize uma Roda de conversa com os alunos, objetivando acionar os conhecimentos que possuem acerca do gênero textual “receita culinária”. Incentive a participação dos alunos lançando algumas questões:
- Alguém já conhecia essa receita?
- Quais leitores se interessam por textos desse gênero? (Espera-se que percebam se tratar de cozinheiros profissionais ou amadores, de diferentes faixas etárias).
- Onde podemos encontrar esse tipo de texto? (Espera-se que além de sites, citem revistas, livros, blogs e vídeos culinários).
- Para que serve esse tipo de texto? (Espera-se que afirmem que a finalidade das receitas culinárias é ensinar procedimentos necessários para o preparo de um determinado alimento).
- O que nos faz acreditar que realmente se trata de uma receita culinária? (Espera-se que citem e localizem no texto os elementos compositores principais desse gênero textual: título (define o tema da receita), ingredientes (listados e quantificados), modo de preparo (descrição detalhada, na sequência em que os procedimentos devem ser executados), ações em forma de ordens e ilustração da comida referenciada).
Concomitante ao diálogo proposto acima, transcreva no quadro as características do texto culinário, de acordo com as reflexões e discussões dos alunos. Tais informações serão importantes para consulta na etapa seguinte de revisão textual que realizarão.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).