Plano de Aula

Plano de aula: Receita: revisão da produção escrita

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Receitas

mais ações

Descrição

Esta sequência tem como foco o gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de produção de textos (escrita autônoma e compartilhada).

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Projetor; dispositivos com acesso à internet.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Texto “Fantasmas e abóboras de frutas”; Google Formulários.

  • Materiais diversos:
    Folhas de sulfite pautadas com a produção da receita realizada na aula anterior; Folhas de sulfite pautadas em branco para a reescrita do texto; cartolina ou papel kraft.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Revisão de texto / Edição de texto

Prática de Linguagem

  • Análise linguística / semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Revisar a escrita do gênero receita, considerando a temática e a situação comunicativa (interlocutor, finalidade, circulação e suporte), realizando cortes, acréscimos e reformulações para aprimoramento do texto.

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta sequência tem como foco o gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de produção de textos (escrita autônoma e compartilhada).

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá dificultar na escrita autônoma.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Revisão do texto

Escreva no quadro o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão realizar a revisão textual da receita culinária por eles produzida.

Projete o texto “Fantasmas e abóboras de frutas” na lousa. Solicite que seja realizada a leitura individual do texto, estabelecendo o primeiro contato da turma com seu conteúdo. Organize uma Roda de conversa com os alunos, objetivando acionar os conhecimentos que possuem acerca do gênero textual “receita culinária”. Incentive a participação dos alunos lançando algumas questões:

- Alguém já conhecia essa receita?

- Quais leitores se interessam por textos desse gênero? (Espera-se que percebam se tratar de cozinheiros profissionais ou amadores, de diferentes faixas etárias).

- Onde podemos encontrar esse tipo de texto? (Espera-se que além de sites, citem revistas, livros, blogs e vídeos culinários).

- Para que serve esse tipo de texto? (Espera-se que afirmem que a finalidade das receitas culinárias é ensinar procedimentos necessários para o preparo de um determinado alimento).

- O que nos faz acreditar que realmente se trata de uma receita culinária? (Espera-se que citem e localizem no texto os elementos compositores principais desse gênero textual: título (define o tema da receita), ingredientes (listados e quantificados), modo de preparo (descrição detalhada, na sequência em que os procedimentos devem ser executados), ações em forma de ordens e ilustração da comida referenciada).

Concomitante ao diálogo proposto acima, transcreva no quadro as características do texto culinário, de acordo com as reflexões e discussões dos alunos. Tais informações serão importantes para consulta na etapa seguinte de revisão textual que realizarão.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos