Plano de Aula
Plano de aula: A Construção de Brasília e o processo migratório
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fluxos populacionais
Por: Aline Soares Silva
Aula
Sobre este plano
Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Materiais previamente selecionados na biblioteca: livros, periódicos, que contém sobre a construção da capital. Fichas coloridas (impressas) para a construção das narrativas, imagens impressas.
Para você saber mais:
Para saber sobre os migrantes: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5
Acesso: 22/04/2019
Filme que retrata a construção de Brasília: https://www.youtube.com/watch?v=BYsEgFAxjNA
Acesso: 22/04/2019
Depoimento de JK sobre Brasília: Parte 1 - https://www.youtube.com/watch?v=a3gPC27PcIc
Acesso: 22/04/2019
Depoimento de JK sobre Brasília: Parte 2- https://www.youtube.com/watch?v=0zcFxultA4c
Acesso: 22/04/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre os processos migratórios ocorridos no Brasil. Peça-os para que reflitam sobre as diferentes etnias e sotaques dos brasileiros. Se em sua cidade é comum encontrar pessoas tão diferentes.
Explique que nesta aula saberemos sobre as migrações ocorridas dentro do Brasil.
Pergunte sobre a capital do Brasil. Sabem qual é? Sabem como foi feita? Onde fica? Quem a construiu?
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS