Plano de Aula

Plano de aula: Imigração durante o século XIX: o surgimento de Nova Friburgo.

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fluxos populacionais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Material impresso, projetor digital, quadro, fita adesiva.

Material complementar:

CONTEXTO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gqmBwMjx4crntGpZ996vgKn73udjCuUC6cHkewkGDVdSeYJk3s9wr4W4kPgr/his4-10und09-contexto.pdf

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UhfsWajwag6CBFEUhffunv8BfsBqYfAXxrJdycDs2p76F8hw9nBa9KUrauW/his4-10und09-problematizacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruh2uXPqaZ5MxWsTuM43nxS7gZDmg8UpNQ7H9vEkjjjxnGWMQVCqwDrqWPtK/his4-10und-09-decreto-de-lei-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Decreto de 16 de maio de 1818: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/18332/colleccao_leis_1818_parte1.pdf?sequence=1 (Acesso e 15 de Abril de 2019).

Neste link uma cronologia dos feitos de D. João VI no Brasil:

http://bndigital.bn.gov.br/projetos/expo/djoaovi/cronologia.html Acesso em 15 de Abril de 2019.

Sobre a vinda da Família Real para o Brasil:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8847-a-vinda-da-fam%C3%ADlia-real-para-o-brasil-o-bloqueio-continental Acesso em 15 de Abril de 2019.

https://www.historia-brasil.com/reino/familia-real.htm Acesso em 15 de Abril de 2019.

Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a Casa Suíça:

https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:

https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre as comemorações do bicentenário de Nova Friburgo:

https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/friburgo-200-anos/noticia/desfile-do-bicentenario-reune-representantes-de-varios-paises-e-resgata-a-historia-de-nova-friburgo-no-rj.ghtml Acess em 15 de Abril de 2019.

Curiosidades sobre a Suíça:

https://www.brasileiraspelomundo.com/curiosidades-da-suica-351534376 Acesso em 17 de Abril de 2019.

Uma escola ao ar livre na Suíça:

https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/aprender/indicacao/uma-escola-diferente-na-suica-criancas-aprendem-totalmente-ao-ar-livre-saiba-mais/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a cultura suíça:

https://www.eda.admin.ch/aboutswitzerland/pt/home/gesellschaft/kultur.html Acesso em 17 de Abril de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

Atenção professor (a): antes do início da aula, realize duas atividades:

1ª - Imprima o material disponível no endereço: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/18332/colleccao_leis_1818_parte1.pdf?sequence=1 (Acesso em 15 de Abril de 2019), somente o Decreto Real de Maio de 1818, página 46 a 51 que se encontra no material complementar.

Recorte os 24 artigos escritos em Português, visto que Decreto está em Português e em Francês, e separe a introdução do Decreto e os artigos, recortando um por um. A introdução do Decreto será projetada e trabalhada em conjunto, dessa forma, deixe o trecho que a contém reservado. Esconda aleatoriamente os artigos da lei, prendendo-os com fita adesiva embaixo das mesas dos alunos, sem que eles vejam e de maneira que fique um artigo preso e escondido sob cada mesa.

Caso a sala tenha menos que 24 alunos, reserve os últimos artigos, caso tenha mais, dividida alguns artigos (o suficiente para completar um trecho de leitura para cada aluno) e escreva artigo “tal”, continuação, de forma que todos fiquem com um trecho.

2ª - Confeccione um botom suíço para cada aluno. (Disponível no material complementar da sistematização)

Organize a sala em semicírculo.

Projete ou escreva o objetivo no quadro e leia o mesmo em voz alta. Em seguida, converse com os alunos:

  • O que vamos estudar nesta aula?
  • Em que século se deu o fluxo migratório mencionado no objetivo?
  • De que cidade vamos falar?
  • Alguém sabe que título esta cidade recebeu?
  • Alguém conhece Nova Friburgo? (Caso a escola se localize em Nova Friburgo, mude a pergunta para: Todos conhecem a história de nossa cidade e a relação com o fluxo migratório dos suíços?)

Para você saber mais:

Sobre as comemorações do bicentenário de Nova Friburgo:

https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/friburgo-200-anos/noticia/desfile-do-bicentenario-reune-representantes-de-varios-paises-e-resgata-a-historia-de-nova-friburgo-no-rj.ghtml Acess em 15 de Abril de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados