Plano de Aula

Plano de aula: Imigração alemã para o Brasil nos séculos XIX e XX

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fluxos populacionais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Imagens sugeridas no material complementar impressas, papel kraft 1mx1m, canetinha hidrocor, papéis coloridos e cartas do jogo impressas.

Material complementar:

Imagens contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gzAJDrQSaYvP7dGhYNV7GXFj4hnbQjFusbACEx9T3Bc4haSZQufyktBEUt85/his4-10uns03-contexto-imagens.pdf

Cartas problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/68fTjHyMFXPCCpSSfHuM6yk8ZWnmhAvhwuxnZunZDVTqD3GqFZ7dkUYBjFjP/his4-10und03-problematizacao-cartas.pdf

Gráfico problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dPYCZk8tUvMWJeqnbrBducdsrm7Sb5FmDpWfYxjHmajWNqGU9fu6FxpZnpbY/his4-10und03-problematizacao-grafico.pdf

Para você saber mais: Acesse o site do IBGE: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/alemaes.html

Acesso em: 07/04/2019

http://sites.rootsweb.com/~brawgw/alemanha/Projeto_imigracao_alema.htm

Acesso em: 07/04/2019

Para mais informações sobre a imigração alemã, acesse: http://www.rodrigotrespach.com/imigracao-alema-no-brasil/

Acesso em: 07/04/2019

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre os processos migratórios ocorridos no Brasil ao longo do tempo.

Peça para que reflitam se conhecem pessoas que descendem dos imigrantes alemães e se já ouviram histórias sobre eles.

Peça para que pensem se a chegada desse povo impactou na formação do povo brasileiro. Possibilite aos alunos que levantem hipóteses sobre os povos que migraram para o Brasil nesse período.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados