Plano de Aula

Plano de aula: A indústria e a poluição no meio urbano

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento das aprendizagens sobre os processos de ocupação humana

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O principal objetivo desta aula é compreender como o processo industrial e as cidades estão interligados, exemplificando o caso da poluição causada pelas indústrias.

Material complementar:

Para você saber mais:

Contextos prévios:

• INDÚSTRIAS PESADAS: são indústrias que trabalham com metalurgia, siderurgia, mineração. São indústrias de base.

Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Comente com os alunos que a aula terá o objetivo de compreender como a indústria influencia a vida cotidiana na cidade.

Questione os alunos sobre um dos principais conceitos da aula:

• o que é poluição?

Fale rapidamente a definição de poluição para os alunos, explicando que as alterações feitas na natureza pelo homem geram consequências sérias, como a liberação de substâncias na atmosfera, nos rios, nos mares.

Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos algum caso de poluição na sua cidade como um rio poluído que esteja perto da escola ou em algum lugar movimentado da cidade.

Para você saber mais:

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA