GEO6_07UND01 - Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Por que nos organizamos em cidades?
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento das aprendizagens sobre os processos de ocupação humana
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Por meio desta habilidade, o aluno poderá compreender as cidades e como a construção delas alterou a relação entre homem e natureza. Neste plano, o aluno passará a entender a mudança na vida do homem quando se tornou sedentário.
Materiais necessários: lápis de cor, régua, folhas de sulfite e fita adesiva.
Material complementar:
As imagens utilizadas neste plano estão disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wtq88PTw7DDjwB99ucszPXsJHQH2Qh7NavPFUJ2qk2y4XYpEd9GQtbamANEW/geo6-07und01-imagens-para-impressao.pdf
Para você saber mais:
Beduínos. Link disponível em : https://www.infoescola.com/sociedade/beduinos/. Acesso: 24 de janeiro de 2019.
Nomadismo. Link disponível em: https://www.estudopratico.com.br/nomadismo-o-que-e-historia-e-consequencias/. Acesso: 24 de janeiro de 2019.
As aldeias neolíticas. Link disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-aldeias-neoliticas.htm. Acesso: 24 de janeiro de 2019.
O que é nomadismo?. Link disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/curiosidades/nomadismo.htm Acesso: 30/01/2019
Revolução Neolítica. LInk disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/revolucao-neolitica.htm Acesso: 30/01/2019
Nomadismo - os homens não possuíam lugares fixos, mudavam de terras de acordo com a necessidade em se alimentar: onde havia alimentos e caça, os homens se fixavam por um tempo, quando esgotavam s recursos desse lugar, procuravam outro. Foi no Neolítico que o homem passou a ser sedentário.
Sedentarização - com a descoberta da agricultura, principalmente do trigo, o homem passou a perceber que poderia se fixar em um lugar e passa a plantar aquilo que necessitava para viver. Além disso, o homem poderia formar aldeias para se proteger e domesticar animais, que depois poderiam ser utilizados como alimento.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete a pergunta ou a escreva na lousa. Mostre aos alunos que nesta aula eles compreenderão porque o homem se tornou sedentário e as principais consequências da sedentarização, além de entender as diferenças entre o nomadismo e o sedentarização. Nesta aula, os alunos verão brevemente que ainda existem povos nômades no mundo, mas que a sedentarização foi um processo importante para a construção das cidades e da evolução do homem.
Curso sobre Educação Antirracista
![](https://s3.amazonaws.com/teste.dev.novaescola.org.br/imagens/images/c90c0738-1830-4192-97d3-69fbed3208a2.png)
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA