Plano de Aula

Plano de aula: O crescimento das cidades e a alteração da natureza

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento das aprendizagens sobre os processos de ocupação humana

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo principal desta aula é identificar que a razão do crescimento das cidades é a maior necessidade por espaço para pessoas e indústrias e analisar que esse crescimento gera alterações na natureza.

Materiais necessários: folhas de sulfite e materiais impressos.

Material complementar:

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Neste momento, pergunte aos alunos:

• a cidade está crescendo?

A partir da resposta positiva da sala, explique que a cidade cresce e esse fenômeno é conhecido como crescimento urbano, ou seja, a área urbana passa a adentrar cada vez a área rural. Complemente dizendo que eles entenderão durante a aula a razão da cidade crescer e as consequências desse crescimento.

Como adequar à sua realidade: Aponte pontos da cidade onde mora que não existiam há alguns anos atrás: um bairro, uma rua, um novo prédio. Busque trazer a realidade da sua cidade para este início de aula

Para você saber mais:

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados