GEO6_10UND04 - Imagem Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: A relação das comunidades urbanas e ribeirinhas com os rios
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo na escala local.
Por: Regina Luiza Gouvea
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito ao entendimento das diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. Esta atividade permitirá compreender como as comunidades ribeirinhas e sociedades urbanas percebem os rios e se apropriam dos seus recursos. Sabe-se que as margens dos rios se apresentam como locais vantajosos para o estabelecimento das sociedades humanas, pois são fonte natural de água doce, alimentos, além de permitir a irrigação de áreas cultivadas.
Materiais necessários: 1 folha sulfite por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha e lápis de cor.
Material complementar:
Imagem Contextualização:
Imagens Problematização:
Atividade da ação propositiva:
Imagem Sistematização:
Para você saber mais:
Confira o artigo que traz uma abordagem sobre a importância de se investigar como as comunidades ribeirinhas se relaciona com os recursos hídricos. O objetivo do artigo é conhecer a comunidade da bacia do Rio Magu (MA) e como ela se relaciona cognitiva e emocionalmente com a unidade ecossistêmica na qual está inserida. O artigo traz uma investigação da percepção dos seus usuários sobre o impacto de certas atividades na conservação do ambiente onde vivem. O artigo pode ser acessado no link:
CALDAS, Ana Luiza Rios; RODRIGUES, Maria do Socorro. Avaliação da Percepção Ambiental: Estudo de caso da comunidade ribeirinha da microbacia do rio Magu. Rev. Eletr. Mestrado em Educação Ambiental, vol.15, 2005. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2934>. Acesso em: 18 mai 2019.
Para conhecer como vivem as comunidades ribeirinhas no Pará, assista ao vídeo disponibilizado pelo G1 no link: <http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/jornal-da-eptv-2edicao//videos/v/serie-mostra-como-vivem-comunidades-ribeirinhas-do-para/6304873/>. Acesso em: 18 mai 2019.
Contextos prévios:
- Comunidade ribeirinha: habitante tradicional das margens dos rios.
- Efluente: são resíduos provenientes das indústrias, de esgotos e das redes pluviais, que são despejados no meio ambiente.
- Redes pluviais: galerias que coletam água da chuva.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema para os alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que se atentem para o fato que as diferentes comunidades que vivem no entorno dos rios se apropriam do mesmo de forma diferente.
Como adequar à sua realidade: Se possível, utilizar imagens locais que apresentam a relação da comunidade local com o rio. Assim, os alunos podem refletir e perceber a importância que o rio tem para ele e para sua comunidade.
Para você saber mais:
CALDAS, Ana Luiza Rios; RODRIGUES, Maria do Socorro. Avaliação da Percepção Ambiental: Estudo de caso da comunidade ribeirinha da microbacia do rio Magu. Rev. Eletr. Mestrado em Educação Ambiental, vol.15, 2005. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2934>. Acesso em: 18 mai 2019.
Série mostra como vivem comunidades ribeirinhas do Pará. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/jornal-da-eptv-2edicao//videos/v/serie-mostra-como-vivem-comunidades-ribeirinhas-do-para/6304873/>. Acesso em: 18 mai 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO