Plano de Aula

Plano de aula: Práticas agrícolas e conservação do solo

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo na escala local.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade permite que os alunos conheçam diferentes práticas agrícolas, identificando aquela que promove maior conservação do solo, ou seja, a mais sustentável ambientalmente. Para tal, as equipes devem resolver a atividade da Ação Propositiva que consiste em analisar as características do solo com diferentes práticas agrícolas. Dessa forma, terão uma compreensão dos efeitos de cada prática para a conservação do solo e para o meio ambiente, detectando qual delas é mais sustentável.

Materiais necessários: Projetor de slides, lápis ou caneta para anotação.

Material complementar:

Imagem da Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kJVP9A74N2nkfAEceHcRcStmY3vZ8CvYVuv27TmJ7FKwThwwRpyBz64cwYWT/geo6-10und10-imagem-contextualizacao.pdf

Imagens Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WnfBD2eqwHzMBFrfZSScYUDf3PJsRmzjjgwMW2gDwgYpceMMPKTfXKtEppZB/geo6-10und10-imagens-problematizacao.pdf

Atividade da Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kr5BmUYZyRsMkGU6Y4nCMujqRZyHHGWxKgar8fDUtG47WSp8zD7jkDYRn9zc/geo6-10und10-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Imagem Atividade Ação Propositiva

Imagem Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p9KGmfuWYYY4VzpndGjuEJZ9EqM8AGXqg6naUYM95FyZ44bymdKy2eRcgs86/geo6-10und10-imagens-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Para conhecer diferentes práticas agrícolas acesse o link:

CRUZ, J. C.; FILHO, I. A. P.; FILHO, M. R. de A. Rotação de cultura. Agência Embrapa de Informação Tecnológica. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/milho/arvore/CONT000fy779fnk02wx5ok0pvo4k3s932q7k.html>. Acesso em: 16 mar 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para os alunos que a aula tratará da importância das práticas agrícolas sustentáveis para o solo e, consequentemente, para o meio ambiente. Comente com a turma que existem diferentes tipos de práticas agrícolas, desde aquelas que aceleram os processos erosivos, compactam o solo, promovem a perturbação da biota com o uso de agrotóxicos, como aquelas que tendem a conservar as características do solo.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO