Plano de Aula

Plano de aula: Os efeitos da expansão urbana na ocorrência de inundações

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo na escala local.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito às diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. Nesta atividade o aluno deve compreender que o crescimento urbano e a conservação dos cursos d’água se relacionam; que o crescimento demográfico urbano é um fator relevante de pressão sobre os recursos hídricos, mas também reflete, muitas vezes, na ocorrência de desastres, como inundações.

Materiais necessários: 1 folha sulfite por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis, borracha e lápis de cor.

Para você saber mais:

- Confira mais detalhes sobre o processo através da leitura do artigo intitulado HISTÓRICO DA EXPANSÃO URBANA E OCORRÊNCIA DE INUNDAÇÕES NA CIDADE DE CUIABÁ-MT. O artigo trata da expansão do perímetro urbano de forma desordenada e o incremento das inundações, tanto pela intensa impermeabilização como também pela retificação e canalização de córregos urbanos no município, situação que se verifica em diversas localidades do nosso país.

http://www.scielo.br/pdf/sn/v26n1/0103-1570-sn-26-1-0159.pdf

Materiais complementares:

Atividade da ação propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YUsMaxpQGhWgepdw4zD7j34ACgZHFeAdaAYkTyxPy35nacNkZyBK9V4xR3P7/geo6-10und02-acao-propositiva-atividade.pdf

Imagem da ação propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h5faNRWD4NMB4k4fBaRGhuyXW8yBAwNjuGY4BkGXs8WmMWTyUamg4U7dJU9C/geo6-10und02-acao-propositiva-imagem.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles vão observar as imagens e debater sobre os efeitos do crescimento urbano na ocorrência de inundações.

Como adequar à sua realidade: Você pode providenciar imagens antigas e recentes de locais da sua cidade ou cidades próximas que tenham passado por eventos adversos como estes. As imagens podem ser obtidas acessando a internet, o Arquivo Público local ou, até mesmo, obtidas com pessoas da comunidade escolar.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO