Plano de Aula

Plano de aula: Os caminhos da água

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo na escala local.

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade permite compreender que diferentes usos e ocupação do solo em margens de rios e intervenções com obras de engenharia nos cursos d’água podem provocar alterações na dinâmica dos mesmos e, consequentemente, trazer prejuízos para o meio ambiente e para a sociedade. Para tal, os alunos deverão compreender que a ocupação das várzeas de cursos d’água pode levar à degradação gradativa dessas áreas e o estreitamento e retificação de canais favorecer a ocorrência de inundações. É importante que eles percebam que ao ocupar áreas de várzeas para estabelecimentos comerciais e residenciais, o homem invade o espaço destinado às áreas de inundação, ficando, portanto, sujeito aos efeitos destes eventos, que podem ser, muitas vezes, catastróficos. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor de slides, caneta, lápis, folha de papel sulfite e lápis de cor, caso necessário.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva para os alunos.

Atividade da Ação Propositiva para o professor (resposta esperada)

Atividade da Sistematização

Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para o tema da aula. Aborde para a turma que os caminhos preferenciais das águas estão relacionados com as características físicas dos terrenos, por essa razão, geralmente, são sinuosos. Fale para eles que, ao ocupar as margens de rios para expansão urbana, o homem fica sujeito a eventos de inundações, pois os cursos d’água, de tempos em tempos, transbordam, ocupando vastas áreas. Então, para evitar tais transtornos acabam por mudar este caminho preferencial das águas com obras de engenharia. Quando as várzeas destinadas à amortização das cheias são ocupadas, muitas vezes, são feitas intervenções, como retificação dos cursos a fim de evitar a inundações das áreas ocupadas pela população.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA