GEO6_12UND04 - Material da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Água doce no Brasil, o mito da abundância
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Biodiversidade, consumo consciente e políticas de reúso à reciclagem.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.
A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.
O Brasil detém 12% da água doce disponível em todo planeta. Esse dado tem contribuído, historicamente, para uma cultura do desperdício e também para a não valorização econômica desse recurso.
No entanto, a sua presença no território brasileiro não é uniforme e varia sazonalmente, já que é regulada por uma grande variedade de processos climatológicos. Além disso, a manutenção da disponibilidade e da qualidade hídrica dependem de muitos fatores, como por exemplo, a concentração populacional, a manutenção das nascentes e das margens dos rios, o grau de poluição, o uso e até mesmo de questões políticas.
Neste plano, por meio de gráficos, textos e discussões, os alunos, organizados em duplas, terão a oportunidade de desconstruir o mito da abundância de água no território brasileiro analisando, principalmente, a distribuição irregular deste recurso no espaço nacional.
Materiais necessários: Datashow, quadro, lápis de cor, lápis preto e materiais impressos.
Material complementar:
GEO6_12UND04: Material da contextualização
GEO6_12UND04: Material da problematização
GEO6_12UND04: Atividade Ação propositiva (Gráficos)
GEO6_12UND04: Gabarito da Atividade (Gráficos)
GEO6_12UND04 Material da Sistematização
Como adequar à sua realidade:
É importante incluir neste plano alguns aspectos da realidade do seu município com relação à disponibilidade de água. Saber por exemplo, de onde vem a água que abastece a cidade, se existe racionamento em alguns locais, quais ações existem com a preocupação de se preservar a água doce da região. Tanto a prefeitura como a companhia de água e saneamento que atua no município podem ser fontes de informações.
Para você saber mais:
BRASIL. Agência Nacional de Águas - ANA. Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil. Brasília-DF, 2018. Disponível em: http://conjuntura.ana.gov.br/crisehidrica Acesso em 10 de Janeiro de 2019.
BRITO, D. A água no Brasil: da abundância à escassez. Agência Brasil. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-10/agua-no-brasil-da-abundancia-escassez Acesso em 24 de Fevereiro de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o tema da aula, escreva no quadro ou fale para a turma. Incentive-os a falar sobre o tema e aproveite esse momento para avaliar o que eles sabem sobre o assunto. Pergunte, por exemplo: o que se entende por água doce, se eles acham que existe muita ou pouca água doce no Brasil, se todas as regiões brasileiras dispõem de água de maneira igual, quais fatores contribuem para ter mais ou menos água doce numa região, se toda água doce é adequada para o consumo humano, entre outras.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO