GEO6_12UND09 - Etapas da Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: PPA - PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Biodiversidade, consumo consciente e políticas de reúso à reciclagem.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais - água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.
A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.
Neste plano, os alunos terão a oportunidade de conhecer alguns projetos do Programa Produtor de Água e reconhecer a importância dos mesmos para a recuperação e preservação de recursos hídricos. O Programa, que usa o conceito de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que estimula os produtores rurais a investirem no cuidado do trato com as águas, garante também apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas que beneficiam tanto a população local como a população urbana, já que boa parte da captação de água para abastecimento das cidades provém das águas dos rios.
Após conhecer e discutir o Programa, os alunos, em quartetos, serão desafiados a criarem um mapa conceitual sobre um projeto que já está sendo desenvolvido.
Materiais necessários: Datashow, cartolina ou papel cartão (meia folha por grupo), lápis, caneta, cola, tesoura, lápis de cor, canetas coloridas e informações impressas sobre um dos projetos.
Material complementar:
GEO6_ 12UND09 - Mapa dos Projetos:
GEO6_12UND09 - Exemplo de Mapa Conceitual:
GEO6_12UND09 - Etapas da Ação Propositiva:
GEO6_12UND09 - Etiquetas:
GEO6_12UND09 - Fichas com informações dos Projetos:
Link para o vídeo:
Programa Produtor de Água, Agência Nacional de Água. 2014 (4min25seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ATy335tjlIM>. Acesso em 19 fev 2019.
Vídeo sobre o Projeto Conservador das Águas - Extrema/MG:
Programa Produtor de Água. 2007 (3min48seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4laA7wfdcHY>. Acesso em: 20 fev 2019.
Tutorial de Mapas Conceituais. 2018 (8min22seg). Disponível em:
Para você saber mais:
Produtor de Água. Agência Nacional de Águas. Disponível em: <http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/programas-e-projetos/programa-produtor-de-agua>. Acesso em: 18 fev 2019.
Nota informativa: Programa Produtor de Água. Agência Nacional de Águas. Disponível em:
<http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/todos-os-documentos-do-portal/documentos-sip/produtor-de-agua/documentos-relacionados/1-nota-informativa-programa-produtor-de-agua.pdf>. Acesso em: 18 fev 2019.
Projetos. Agência Nacional de Águas. Disponível em:
<http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/programas-e-projetos/programa-produtor-de-agua/projetos>. Acesso em: 18 fev 2019.
modelo de Mapa conceitual adaptado de:
CORREIA, Paulo Rogério Miranda et al. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (Anais), Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf>. Acesso em: 14 jan 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema para a turma, projetando o slide, escrevendo no quadro ou falando. Em seguida esclareça que nessa aula eles irão conhecer uma importante iniciativa de proteção das bacias hidrográficas brasileiras.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO