GEO6_12UND06 - Material da Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Bacia hidrográfica e Regiões Hidrográficas Brasileiras
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Biodiversidade, consumo consciente e políticas de reúso à reciclagem.
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.
A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.
Neste plano, os alunos discutirão o que é uma bacia hidrográfica e como essas bacias estão organizadas no território nacional em grandes regiões hidrográficas. Após levantarem informações sobre uma região hidrográfica, em grupo, os alunos organizarão essas informações numa cartolina ou em um papel cartão.
Observação: Em casa ou em uma aula anterior à aplicação deste plano, peça que os alunos formem grupos de 4 a 5 integrantes e realize um sorteio. Para o sorteio selecione algumas regiões hidrográficas brasileiras, não deixe de selecionar a região que banha o estado onde este plano será realizado. Peça que os grupos se organizem para realizarem a pesquisa sobre a região hidrográfica sorteada e solicite que, se possível, imprimam um mapa, uma tabela ou uma imagem sobre o que estão pesquisando.
Cada aluno receberá um formulário de orientações para saber o que pesquisar e registrar. O registro da pesquisa pode ser feito no caderno ou digitado e impresso. Uma outra opção é o aluno imprimir a página onde a informação se encontra e destacá-la com caneta marca texto.
Indique para os alunos o site da ANA, cujo endereço está no tópico “Para você saber mais”, como uma opção de fonte de pesquisa.
Materiais necessários: Datashow, folhas sulfite, cartolina ou papel cartão, caneta, cola, tesoura, lápis de cor, régua, canetas coloridas, borracha, informações da pesquisa, atlas ou um livro didático que possua um mapa das bacias hidrográficas brasileiras.
Material complementar:
GEO6_12UND06 - Orientações para a pesquisa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cNgddpZ8SAXjE7MN6N4aJVX9rrbt7Ngd6HxPT4s3bZVtTJUadB28z2HMzbEz/geo6-12und06-orientacoes-para-a-pesquisa.pdf
GEO6_12UND06 Material da Contextualização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CfH5Vd6qGz2kWQfqpxPVRFrVTXMBYacG7RzD3SR2KxUzAKxX7AGaw3d9v37K/geo6-12und06-material-da-contextualizacao.pdf
GEO6_12UND06 - Material da Problematização:
GEO6_12UND06 - Material da Ação Propositiva
Para você saber mais:
O que é uma Bacia Hidrográfica. Disponível em:
<https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/29097-o-que-e-uma-bacia-hidrografica/>. Acesso em: 23 jan 2019.
“A divisão em bacias hidrográficas do território brasileiro representa um desafio e sua compartimentação depende dos objetivos do mapeamento, da concepção metodológica adotada e da escala de apresentação. Várias tentativas, utilizando metodologias diferenciadas, resultaram em diferentes divisões mas que satisfizeram aos objetivos propostos. O IBGE oferece uma visão geral das bacias a partir de critérios geográficos, numa concepção adequada à escala contemplada. As bacias que ocupam grandes extensões espaciais (Amazonas, Tocantins e Prata) foram individualizadas e permitiram a compartimentação nas principais sub-bacias. As bacias costeiras menores foram reunidas adotando-se o critério de conjugá-las a um rio principal, eleito pela sua importância regional. [...]”
Disponível em: Bacia Hidrográfica 2000. Mapas IBGE. Disponível em: <https://mapas.ibge.gov.br/images/pdf/mapas/mappag99.pdf>. Acesso em: 23 jan 2019.
Conjuntura dos Recursos Hídricos do Brasil, Regiões Hidrográficas Brasileiras - Edição especial, Agência Nacional das Águas - ANA, disponível em : http://www.snirh.gov.br/portal/snirh/centrais-de-conteudos/conjuntura-dos-recursos-hidricos/regioeshidrograficas2014.pdf>. Acesso em: 24 jan 2019.
LIMA, Eugênio Antônio de Lima; CANO, Hellen; NASCIMENTO, José Antônio Sena do. Uma contribuição à geografia dos recursos hídricos. IBGE. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884_cap7.pdf>. Acesso em: 24 jan 2019.
Site contendo atividades e jogos sobre recursos hídricos.
Smart Kids, Jogos, disponível em: https://www.smartkids.com.br/colorir/desenho-bacias-hidrograficas-do-brasil Acesso em 24 de janeiro de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete, fale ou escreva no quadro o tema da aula e informe que eles irão revisar conceitos ligados a bacias hidrográficas e conhecerem como o Brasil organizou suas bacias em regiões hidrográficas. Informe também que essas informações serão organizadas em uma pasta elaborada com cartolina ou papel cartão.
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