Atividade ou texto para impressão - planejamento
Plano de Aula
Plano de aula: Contos populares - Produção textual - Escrita
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto popular e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção textual.
OBS: Para que esta aula aconteça, é necessário que os alunos tenham estudado, minuciosamente, o gênero Conto popular. Veja sugestões de aulas sobre o gênero nos planos desta sequência.
Materiais necessários:
Materiais para escrita (caderno, lápis, borracha, caneta…); rubrica (linha do tempo) com critérios de avaliação. Uma sugestão de rubrica deverá ter sido entregue na aula anterior. Veja nos demais planos de aula sobre o gênero Conto popular disponibilizados neste mesmo site.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos poderão apresentar dificuldades em avaliar o texto de um colega, pois podem não ter o hábito de avaliar seus pares e ter receio em fazer críticas.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, L. Contos tradicionais do Brasil.- 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
ARCOVERDE, M. e ARCOVERDE,R. A escrita como processo. UEPB. Campina Grande: Natal, 2007. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Receba os alunos com as classes organizadas em quartetos, para que possam auxiliar-se mutuamente na análise da rubrica criada na aula anterior (planejamento).
- Explique aos alunos que a aula em questão tem como foco a escrita de um Conto popular com a temática As peripécias de Pedro Malasartes. (Espera-se que tenham estudado sobre o personagem em aulas anteriores. Veja no plano de aula intitulado Contos populares - Produção textual - Planejamento.)
- Peça aos alunos que leiam a frase do slide e a interpretem, relacionando-a à tarefa de produção textual. Em seguida, peça que um aluno voluntário a explique aos demais colegas, conforme sua interpretação. Estimule os colegas a auxiliá-lo, se necessário. (Espera-se que compreendam que a frase em questão é um estímulo à escrita, ou seja, uma afirmação de que só é possível gostar de escrever se estiver disposto a isso. É tarefa do professor promover esta reflexão, caso os alunos não a alcancem.)
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO