Atividade para impressão - Tabela / critérios de avaliação/ performance
Plano de Aula
Plano de aula: Representação oral e recursos expressivos nos Contos Populares
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Caixa de som e microfones (se possível), papel pardo e tinta (criação de cenários), papel, caneta, lápis e borracha.
Obs.: Aguarde os alunos com as classes organizadas em quintetos e com os números de chamada de cada aluno afixado à classe. Quando eles chegarem em aula, deverão sentar-se conforme sua numeração. Desta forma você propicia que os grupos sejam mesclados, diferentes das formações cotidianas, escolhidas somente por afinidade. Caso considere conveniente, misture alunos com bastante habilidade oral a outros mais inibidos ou com dificuldades, para que os primeiros possam ajudá-los. Além de desfazer alguns grupinhos “de sempre”, desta forma os alunos terão mais tempo para o desenvolvimento da atividade, ao encontrar as classes já organizadas.
Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca”, de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter dificuldades em expressar-se em público e/ou utilizar-se de recursos expressivos, tanto orais, quanto gestuais, por falta de hábito ou timidez.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, L. C. Contos Tradicionais do Brasil. 13. ed. São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
TORRES, S. M.; TETTAMANZY, A.L.L. Contação de histórias: resgate da memória e estímulo à imaginação. Sessão aberta PPG-LET-UFRGS – 2008. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
- Peça aos alunos que sentem em quintetos, pois trabalharão juntos a performance de um conto popular no desenvolvimento da aula. Você pode sugerir que escolham seus grupos ou pode, também, deixar os quintetos previamente organizado com os nomes de cada aluno, à sua escolha, para que não sentem sempre os mesmos alunos juntos, assim privando-se de interagir com os demais colegas.
- Avise aos alunos que a aula será destinada à contação de histórias. Relembre-os de que os contos populares são um gênero essencialmente oral e que sua importância se dá por retratar diversas culturas do país. Para que isso seja possível, faz-se necessário, além da oralidade, a gestualidade, entonações propícias a cada situação, cadência.
- Apresente o slide aos alunos e provoque-os: “Vamos contar histórias?”