Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Contos populares - Produção textual - Planejamento.
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto popular e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção textual.
Materiais necessários: Data show, caderno, lápis, borracha.
OBS: Receba os alunos com as classes em quartetos, pois esta disposição será importante para o desenvolvimento e também para o fechamento da aula.
OBS: É provável que você precise de mais de 1 hora para realizar as atividades deste plano. Seria interessante planejá-la para uma aula geminada.
Informações sobre o gênero: Contos populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passados “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compilados por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não entender a importância da etapa de planejamento e querer iniciar, já nesta aula, a produção textual. Converse com os educandos sobre a importância de pensar e planejar a produção para que o produto do trabalho investido seja de qualidade.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, L. Contos tradicionais do Brasil.- 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
ARCOVERDE, M. e ARCOVERDE, R. A escrita como processo. UEPB. Campina Grande: Natal, 2007. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A10_J_1_.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2018.
Tema da aula
Introdução: 5 minutos.
Orientações:
- Receba os alunos com as classes em quartetos, pois esta disposição será importante para o desenvolvimento e também para o fechamento da aula.
- Questione os educandos quanto à pergunta do slide. O que é um Conto popular? (É necessário que o gênero em questão já tenha sido trabalhado em aula para que os educandos tentem responder ao questionamento e também para que a escrita do mesmo seja planejada. Veja sugestões de aulas envolvendo habilidades de leitura, análise semiótica e oralidade nos planos de aula desta sequência do gênero Conto popular.)
- Apresente aos educandos o conceito de Conto popular, dado por Alexandre Parafita. Faça a leitura com auxílio de data show. Veja maiores informações sobre o gênero em Materiais complementares.
Materiais complementares:
Para acessar o conceito de Conto popular, dado por Alexandre Parafita, clique no link abaixo:
PARAFITA, A. O que é um conto popular? Publicado em blog: Alexandre Parafita. Disponível em: <http://www.trasosmontes.com/alexandreparafita/content/view/14/31/>. Acesso em: 10 dez. 2018.
Para acessar mais detalhes sobre o conceito de Conto popular, clique no link abaixo:
SÉRGIO, R. Tipos de contos populares. Publicado em: Recanto das Letras. 2009. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/1634137>. Acesso em: 3 dez. 2018.