Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Google Meet;
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom;
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhamento das produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Para o momento do context, você pode criar um Kahoot! sobre festas populares do Brasil ou da sua região. Outra possibilidade é pedir a contribuição da turma em um Padlet com o título: Main popular celebrations in Brazil. Envie o link para contribuição no Padlet e compartilhe com a turma os resultados.
Input
Em um encontro síncrono, compartilhe na tela o slide 1 do input e explique a atividade para os alunos conforme as orientações. Diga que eles devem identificar no vídeo as seguintes informações: the name of the event, where it is and what happens during the event. Apresente o vídeo pelo menos três vezes. Em seguida, verifique as respostas. Também pergunte se eles conseguiram identificar informações adicionais.
Na sequência, apresente o slide 2 e, seguindo as orientações propostas, peça que um aluno diferente leia cada tópico, para que todos façam a relação de uma coluna com a outra.
Output
Instrua os alunos a escolher uma festa popular do Brasil e compará-la com a festa estudada. Proponha a elaboração de um painel virtual, card ou vídeo, que pode ser compartilhado no Instagram, blog ou site da escola ou da turma.
Feedback
Encerre o encontro síncrono retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Os alunos podem apresentar às famílias o que aprenderam na aula.