Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING7_04UND04
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2273/creativity
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom.
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Inicie o encontro síncrono apresentando o slide. Peça a um aluno para ler a primeira frase e estimule os alunos a responder, perguntando quais são as coisas que eles não têm vivido sem. Faça a segunda pergunta, pedindo respostas a alguns alunos.
Input
Compartilhe na tela o slide 1 do input e explique a atividade para os alunos conforme as orientações. Apresente o vídeo uma vez e verifique se eles conseguiram descobrir a razão da menina não usar smartphone.
Na sequência, apresente o slide 2 e as afirmações da atividade proposta e, seguindo as orientações, dê continuidade com a segunda apresentação do vídeo. Dessa vez, os alunos precisam identificar se as afirmações da tela são verdadeiras ou falsas.
Output
Discuta com os alunos as ideias de Ann e em seguida proponha a criação de uma nuvem de ideias utilizando o Mentimeter. A questão deve ser: "How to be more creative". Compartilhe com os alunos o link para contribuição e feche a aula apresentando os resultados.
Feedback
Encerre o encontro síncrono retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que realizem uma atividade em família para exercício da criatividade. Pode ser criar um mosaico, fazer uma pintura, escrever um texto juntos, etc.