Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Google Meet;
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom;
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhamento das produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
No grupo de WhatsApp da turma, explique aos alunos, por meio de áudio ou vídeo, que eles irão assistir a uma entrevista, mas antes você vai enviar algumas pistas para que eles identifiquem quem será o entrevistado. Digite uma palavra de cada vez, aguardando a participação dos alunos. Siga com esse momento até a última palavra ou quando alguém descobrir de quem se trata.
Input
Envie aos alunos, no grupo do WhatsApp, Google Classroom ou por e-mail, um vídeo explicando como devem realizar a atividade e o formulário. Determine um prazo para realização da tarefa e combine com eles o próximo encontro síncrono.
Output
Antes do encontro síncrono, envie aos alunos o slide 2 do output, explicando que eles devem se associar em pares e conversar sobre as questões propostas. Em um encontro síncrono de até 20 minutos, realize a verificação da atividade escolhendo duplas para responderem a cada questão. Após a discussão, você pode solicitar que cada dupla produza um card falando sobre como saber inglês pode ajudá-los agora e no futuro.
Feedback
Encerre o encontro síncrono retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Peça aos alunos que conversem com seus familiares sobre por que julgam importante aprender inglês. Se alguém da família falar inglês, peça que perguntem como saber a língua contribuiu para a formação dessa pessoa. Caso ninguém da família fale, os alunos podem perguntar o que mudaria se eles soubessem falar inglês.