Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING7_09UND07
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2333/news-article
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom.
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Antecipadamente, envie aos alunos (pode ser por áudio, vídeo ou texto) uma breve explicação sobre as principais características do título de uma matéria jornalística, pedindo como atividade que eles acessem um site de notícias em inglês (sugestões: The Guardian, BBC News, The Australian, The Times of Israel), analisem os títulos das matérias do dia e façam uma imagem da que chamou mais a atenção, respondendo a seguinte pergunta, com base na análise exclusiva do título: Does the headline you chosen have the characteristics of a good headline? What do you think this text will be about?
No dia do encontro síncrono, indique alguns alunos para compartilhar na tela a headline escolhida, respondendo às questões propostas. Em seguida, mostre ou diga o objetivo da aula e compartilhe na tela o slide Context, solicitando que os alunos analisem a headline e explicando que eles verão 3 pedaços diferentes da mesma notícia, mas escrita em jornais diferentes.
Input
Continue o encontro síncrono seguindo as orientações propostas. Sugestões interativas: na parte 1 do Input, crie um Kahoot com as perguntas indicadas nas orientações. Após a leitura do lead da notícia, envie para os alunos o link de participação no quiz. Na parte 2, substitua as sugestões de escrita na lousa por uma Word Cloud no Mentimeter para que os alunos alimentem com os verbos e conectores da notícia.
Aprenda a usar o Mentimeter aqui.
Aprenda a usar o Kahoot aqui.
Output
A atividade do Output será orientada pelo professor no encontro síncrono e realizada pelos alunos em momento posterior. Esta atividade pode ser realizada em duplas ou grupos virtualmente.
Explique a atividade para os alunos seguindo as orientações do Output. Compartilhe no Google Classroom ou Drive o template da atividade, instruindo a turma a fazer uma cópia do arquivo e identificá-la com seus nomes. Cada aluno, dupla ou grupo alimentará o seu arquivo criando suas notícias. Determine um prazo para realização da atividade e, durante o período, visite as produções, dando feedback aos alunos. Após realizadas, sugere-se que as notícias sejam publicadas no Instagram, blog ou site da escola ou da turma.
Feedback
Encerre a aula retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Estimule os alunos a discutir com seus familiares o tema do texto abordado nessa aula.