Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING7_09UND06
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2275/news
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom.
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Em um encontro síncrono, informe aos alunos o objetivo da aula. Depois, acesse e compartilhe na tela a página inicial do site do The Guardian com as notícias do dia. Continue a aula seguindo as orientações propostas.
Input
Peça aos alunos que acessem dos seus computadores o site apresentado no Context e cliquem na notícia pela qual mais se interessaram. Eles deverão apenas correr os olhos pela notícia, sem a pretensão de leitura aprofundada, mas buscando palavras ou informações relevantes. Depois desse momento, peça que alguns alunos compartilhem a experiência.
Compartilhe na tela e com os alunos o link para a notícia estudada e explique que eles lerão uma notícia sobre Albert Einstein. Pergunte aos alunos se conhecem Albert Einstein e, após a devolutiva deles, leia o título e pergunte sobre o que pode ser o texto. O professor deve ler o texto para os alunos, servindo de modelo de leitura e pronúncia. É importante, após cada parágrafo, checar a compreensão dos alunos, perguntando sobre o que fala cada parágrafo em específico. Instrua os alunos a prestar muita atenção na leitura para encontrarem as respostas para perguntas propostas no plano original. Dê continuidade à aula de acordo com as orientações.
Output
Compartilhe, no Google Drive, o template adaptado das atividades do Output com os alunos, orientando-os a criar uma cópia do modelo e identificá-las com seus nomes. Dê seguimento ao encontro conforme propõem as orientações. Se preferir, explique que a atividade deve ser realizada em momento posterior ao encontro virtual.
Feedback
Encerre a aula retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Estimule os alunos a discutir com seus familiares o tema abordado nessa aula.