Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING7_09UND08
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2334/the-outline-of-a-tale
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom.
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Previamente, peça aos alunos que pesquisem o nome em inglês de um conto que gostem muito e selecionem imagens que possam descrevê-lo. No início da aula síncrona, proponha um game: alguns alunos compartilham as imagens selecionadas e a turma deve tentar descobrir o conto e dizer seu nome em inglês. Caso os colegas não acertem, o aluno que está compartilhando diz o nome do conto: "The name of this tale is The three little pigs".
Input
No encontro síncrono, compartilhe na tela o slide 1 do Input. Investigue, por meio de perguntas, se os alunos conseguem identificar o conto apresentado, diga que você fará a leitura em voz alta e que eles devem prestar a atenção porque, após a leitura, eles devem responder no chat algumas perguntas sobre o conto. Concluída a leitura faça as seguintes perguntas (uma de cada vez): "Who are the characters? What is the genre of the story? Where and when does it happen? What’s the most important part of the story?". A cada pergunta feita, confira as respostas dos alunos sempre dando o retorno para turma: “Excellent, (student’s name)! The goose and the countryman are the characters of this tale!”. Em seguida, diga aos alunos que existe um nome específico para cada um desses elementos apontados por eles. Utilize o jogo Structure of a tale - ING7_09UND07 do Quizlet para apresentar, por meio dos cartões, os elementos principais de um conto para os alunos. Para fixar o conteúdo, estimule-os a realizar os jogos da seção Aprender.
Output
Instigue os alunos a pensar sobre como seria um conto criado por eles. Pergunte quem seriam os personagens, qual seria o local, etc. Proponha a criação do rascunho do conto (esta atividade pode ser realizada individualmente ou em duplas em momento posterior ao encontro síncrono), apresentando e explicando o modelo para a turma. Compartilhe o template pelo Google Drive ou Classroom e oriente os estudantes a fazer uma cópia do arquivo, identificando com seus nomes. Determine um prazo para realização da tarefa. Acesse cada arquivo durante o período para verificar o andamento da atividade, dando orientações ou esclarecendo dúvidas, se necessário. Os alunos podem compartilhar suas ideias com os colegas no próximo encontro síncrono, já que este rascunho será a base para a criação do conto.
Feedback
Encerre a aula retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Estimule os alunos a recontar em inglês o conto estudado para a família. Diga para abusarem dos gestos e mímicas a fim de facilitar a compreensão daqueles que não sabem falar inglês.