Atividade de Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Cálculos em construções - Medidas de superfície
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas envolvendo medições
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo
Mentora: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.
(EF07MA24) Resolução e elaboração de problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.
Objetivos específicos
- Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações essenciais para nossa vida;
- Compreender e relacionar as unidades de medidas de superfície na resolução de problemas de cálculo de medida de volume de blocos retangulares.
Conceito-chave
Unidades de capacidade (litro), unidades de superfície (metro, centímetro decímetro) cálculo de área ( m²) e volume (m³,dm³).
Recursos necessários
- Data show
- Folha quadriculada
- régua, lápis, borracha
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Internet * (opcional - vídeo disponível no material complementar)
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações essenciais para nossa vida;
- Compreender e relacionar as unidades de medidas de superfície na resolução de problemas de cálculo de medida de volume de blocos retangulares.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar a importância das unidades de medidas em construções.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO