Plano de Aula

Plano de aula: Lixo, resíduos e unidades de medidas

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas envolvendo medições

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.

(EF07MA24)  Resolução e elaboração de  problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.



Objetivos específicos

  • Observar , interpretar, relacionar e aplicar o conhecimento das unidades de medidas de distância com unidades de medida de tempo e o transporte de lixo.

  • Compreender e relacionar as  diferentes unidades de medida de distância, tempo, massa, velocidade e volume na resolução de problemas cotidianos.



Conceito-chave

Unidades de distância (quilômetro, milha náutica), unidades de velocidade (km/h, nó), unidade de tempo (horas,dias), unidades de massa (grama, quilograma) cálculo de volume (m³,dm³).



Recursos necessários

  • Data show
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • internet para apresentação de vídeos (opcional).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Observar , interpretar, relacionar e aplicar o conhecimento das unidades de medidas de distância com unidades de medida de tempo e o transporte de lixo.

  • Compreender e relacionar as  diferentes unidades de medida de distância, tempo, massa, velocidade e volume na resolução de problemas cotidianos.



Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar a importância das unidades de medidas de tempo, velocidade no transporte e descarte consciente do lixo.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência