Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Decorando e Cortinando janelas: Consumo consciente com o uso de Grandezas e medidas.
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas envolvendo medições
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas (comprimento, tempo, massa) inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.
Objetivos específicos
- Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações do nosso cotidiano;
- Compreender como as unidades de medida de comprimento são aplicadas no cálculo da quantidade de tecidos, no cálculo de horas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
Conceito-chave
Unidades de massa (grama, quilograma), unidades de comprimento (metro, centímetro), unidade de tempo (hora, minuto).
Recursos necessários
- Data show
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Folha quadriculada
- internet para apresentação de vídeo (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações do nosso cotidiano;
- Compreender como as unidades de medida de comprimento são aplicadas no cálculo da quantidade de tecidos, no cálculo de horas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar e explorar diferentes situações na nossa vida que é preciso estimar e medir para consumir melhor.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO