Plano de Aula

Plano de aula: Decorando e Cortinando janelas: Consumo consciente com o uso de Grandezas e medidas.

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas envolvendo medições

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas (comprimento, tempo, massa) inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.

Objetivos específicos

  • Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações do nosso cotidiano;
  • Compreender como as unidades de medida de comprimento são aplicadas no cálculo da quantidade de tecidos, no cálculo de horas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.

Conceito-chave

Unidades de massa (grama, quilograma), unidades de comprimento (metro, centímetro), unidade de tempo (hora, minuto).

Recursos necessários

  • Data show
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Folha quadriculada
  • internet para apresentação de vídeo (opcional).



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações do nosso cotidiano;
  • Compreender como as unidades de medida de comprimento são aplicadas no cálculo da quantidade de tecidos, no cálculo de horas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo.
Objetivo.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar e explorar diferentes situações na nossa vida que é preciso estimar e medir para consumir melhor.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO