Plano de Aula

Plano de aula: A Balaiada (1838) - Versões sobre o conflito

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Rebeliões no Império do Brasil

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08H16 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Quadro, giz ou piloto, cópias impressas das fontes da problematização

Fonte 1 https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y2MVuEZrdufFCnguzPrsSGBBVseDdNYfxwaGWbWmcHKWze268y2w3ktnEeT3/his8-16und01-fonte-1-da-problematizacao.pdf

Fonte 2 https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FsMzUB7wwU3aUYBZWUCcKgaVuSVtW54cmy6ZaxPnYBne2kGxkuY59NKXDcbF/his8-16und01-fonte-2-da-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

A Balaiada foi uma revolta popular que aconteceu no Maranhão em 1838, no contexto do governo regencial. Uma das principais causas do início da revolta foi o recrutamento violento forçado pelas autoridades locais, que estavam realizando prisões arbitrárias para recrutar homens para a guarda. O vaqueiro Raimundo Gomes, em 1838, atacou o quartel para libertar seu irmão, o que desencadeou uma onda de retaliações que aumentaram ainda mais a pressão sobre uma sociedade já bastante marcada pela violência, desigualdade e pobreza extrema do Brasil do século XIX e seu sistema escravista. Em pouco tempo a revolta tomou proporções muito grandes, agregando também escravizados liderados por Preto Cosme que já vinham envolvidos em lutas de resistência quilombola. Também contou com muitos negros livres, como Manoel Balaio, trabalhadores rurais, pescadores, vaqueiros e outras variedades de indivíduos desprivilegiados daquela sociedade. O levante, que se iniciou por uma causa bastante específica, cresceu até se tornar uma imensa rebelião que ameaçou diretamente o governo imperial.

Alguns vídeos podem ajudar a esmiuçar os eventos e personagens da Balaiada:

https://www.youtube.com/watch?v=ZQ5zsjbUl8M (Acesso em: 10 de Novembro de 2018). Uma História de Amor e Fúria. Trecho do filme brasileiro lançado em 2013. Esse vídeo é centrado na figura de Manoel Balaio. O vídeo mostra de maneira eficiente a diversidade de participantes, as motivações de Balaio e, principalmente, a crueldade da repressão empreendida por Duque de Caxias.

https://www.youtube.com/watch?v=A7B-ExplAvg&t=45s (Acesso em: 10 de Novembro de 2018). Balaiada - A guerra do Maranhão. Neste outro vídeo, vemos uma produção realizada pelo governo do estado do Maranhão. Um pouco menos chamativo que o vídeo anterior, entretanto, mais eficiente ao relatar as motivações de cada um dos líderes.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou escreva o objetivo e leia junto com os alunos, de maneira que todos entendam a proposta a ser desenvolvida.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO