Fonte 1 da problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Confederação do Equador (1824)
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Rebeliões no Império do Brasil
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08H16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas das fontes da Contextualização e da Problematização.
Imagem dos torcedores: https://www.gettyimages.com/detail/news-photo/players-of-brazil-and-colombia-stand-for-the-national-news-photo/589403154
Imagem do time cantando o Hino Nacional:
Textos sobre os ataques xenofóbicos:
Fontes da Problematização:
Fonte 1: ANDRADE, Manoel de Carvalho Paes de. Manifesto. 1824. Disponível em:
<http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/90-primeiro-reinado/8906-a-confedera%C3%A7%C3%A3o-do-equador-o-movimento>. Acesso em: 3 dez. 2018.
Fonte 2: PANFLETO manuscrito. 1824. Disponível em: <http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/90-primeiro-reinado/8906-a-confedera%C3%A7%C3%A3o-do-equador-o-movimento>. Acesso em: 3 dez. 2018.
Para você saber mais:
A Confederação do Equador foi um movimento republicano, constitucionalista e com um viés separatista que eclodiu na província de Pernambuco em 1824.
A Confederação foi uma resposta ao autoritarismo do monarca D. Pedro I. O estopim da revolta foi a nomeação de Francisco Pais Barreto como presidente de província no lugar de Manoel Paes de Andrade, que havia sido escolhido pelos políticos da província pernambucana. Além da questão da nomeação do presidente havia uma grande tensão em torno da Constituição outorgada pelo imperador, considerada autoritária e centralizadora.
O movimento cresceu e contou com participação popular. O objetivo era formar uma república independente na área que hoje corresponde à região Nordeste. Após a radicalização do processo muitos membros da elite abandonaram o movimento, que acabou sendo derrotado pelas forças imperiais.
Até hoje o movimento é resgatado como um marco da identidade nordestina, tendo sido homenageado em música interpretada pela cantora Elba Ramalho chamada “Nordeste independente”.
Link da música: https://www.youtube.com/watch?v=C8JOf7pwl3A. Acesso em: 3 dez. 2018.
Para mais informações: http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/90-primeiro-reinado/8906-a-confedera%C3%A7%C3%A3o-do-equador-o-movimento
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Escreva no quadro e leia o objetivo para toda a turma.
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