Imagem do contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Os Farrapos e o Massacre de Porongos (1844) - Racismo institucional brasileiro
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Rebeliões no Império do Brasil
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08H16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Imagem do Contexto https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QER4rsyPe7Mugbq3D5NrFHr9MyE26p8qWHXxmDQhHsJEMKnrJ7PEv9pzAfkW/his8-16und05-imagem-do-contexto.pdf
- Cópias da Fonte 1 https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DT9zs83bVB4QtHjx8xhvtTTvJYhVdxQNNfMSGNZ4GuwXcYrySbvzvgpEhxwY/his8-16und05-fonte-1-da-problematizacao.pdf
- Cópia da Fonte 2 https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FzHaeEemvYeZzpQ9tHfSmfY3fd3DPGGZdCdnQVzYyzP6HKRparaD6jhKwaky/his8-16und05-fonte-2-da-problematizacao.pdf
- Cópia do hino do Rio Grande do Sul https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QDb79MrD4QhZjsQFn3Kd8K5qtSB6jrgHeWaCEcm274xHZyrPkzQ3cBT2As5b/his8-16und05-sistematizacao-hino-do-rio-grande-do-sul.pdf
Para você saber mais:
Esta aula trabalhará com o conceito de racismo institucional, além dos eventos históricos da Revolta Farroupilha e do Massacre de Porongos.
- Racismo institucional: https://racismoinstitucional.geledes.org.br/o-que-e-racismo-institucional/
- Revolta Farroupilha (1835-1845): http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/rev_sul.html
- Massacre de Porongos: http://www.tve.com.br/2015/10/nacao-saiba-mais-batalha-de-porongos/
- Debate historiográfico e disputa de narrativas em torno do Massacre de Porongos e as tensões com o Movimento Tradicionalista Gaúcho https://www.sul21.com.br/areazero/2016/09/massacre-de-porongos-ainda-e-polemico-porque-questiona-herois-farroupilhas-diz-historiadora/
- Sobre o caso de Rafael Braga https://anistia.org.br/sobre-rafael-braga-e-seletividade-sistema-de-justica-criminal/
- Sobre o caso do filho de Ivo Pitanguy https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/2017-06-20/filho-de-ivo-pitanguy-e-condenado-por-atropelar-e-matar-operario.html
- Sobre o caso de Thor Batista http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/02/thor-batista-e-absolvido-em-caso-de-morte-de-ciclista-por-atropelamento.html
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Divida toda a turma em grupos de três ou quatro alunos.
- Apresente o tema aos alunos. Você poderá escrevê-lo no quadro ou fazer a leitura em voz alta para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO