Fonte 1 (problematização)
Plano de Aula
Plano de aula: Resistência afro-brasileira no Brasil imperial
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Rebeliões no Império do Brasil
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08H16 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Aparelho de som ou projetor de imagens (opcional).
Material complementar:
- Cópia da letra da música Crime Bárbaro de Rincon Sapiência https://www.youtube.com/watch?v=RYYnpA-PQDk (ver letra na descrição do vídeo)
- Cópia da fonte 1 da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2e3WrQXPgpN8jKHsuTRVWy2wXkXDmU9pSRpam23fWKrC4Nx4eRgEHsZADGDK/his8-16und03-fonte-1-problematizacao.pdf
- Cópia da fonte 2 da problematização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ATkNm3Na6bDu9SEYyjJAkeeWTVeAsSVZEdwvcNkpRFJ7bMQrnZVBseDsqbFA/his8-16und03-fonte-2-problematizacao.pdf
- Cópia da fonte 3 da problematização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qqqBwVAHXPfmB5v8aBPmcHP4H8tPZQgGVeEPpFB9ZYQQk9dgtCS8ByETAG7j/his8-16und03-fonte-3-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
Durante o período escravista, o Brasil atravessou várias fases. Se iniciou no período colonial e acompanhou toda a fase do Brasil império. Ao longo desse período houve inúmeras reações das pessoas escravizadas contra esse sistema. Desde grandes revoltas e formações quilombolas de proporções gigantescas, como Palmares, até levantes menores e ações individuais. A resistência negra no Brasil aconteceu de maneiras diversas, e nesta aula optamos por utilizar fontes de ações individuais de pessoas que reagiram contra a escravidão já no final do século XIX, quando o sistema já apresentava sinais de colapso. A obra Visões de Liberdade do historiador Sidney Chalhoub traz vários desses casos e uma reflexão teórica necessária para entendermos como interpretar as ações individuais dessas pessoas a partir da análise de documentos judiciais.
Sugerimos como leitura:
- CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade. São Paulo: Cia das Letras, 1990.
Obs: Este plano de aula utiliza fontes públicas disponíveis no repositório da UFRN (http://repositoriolabim.cchla.ufrn.br/). Para navegar pelo site e encontrar estas e outras fontes primárias, siga os seguintes passos.
- Digite “processos criminais” na barra de pesquisa.
- Logo em seguida clique em “ACERVO DE SÃO JOSÉ DO MIPIBU - AÇÕES CRIMINAIS”.
- Clique em CAIXA 08 1874-1875 para acessar as fontes 2 e 3 deste plano.
- Clique em C08V22-1874.pdf para acessar a fonte 2 completa.
- Clique em C08V08-1874.pdf para acessar a fonte 3 completa.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o objetivo junto com os alunos e certifique-se de que eles entenderam o propósito da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO