Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Construção Geométrica de Números Irracionais com régua e compasso através do Teorema de Pitágoras.
Plano 4 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Teorema de Pitágoras e suas aplicações
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Sebastiao Rodrigues da Silva
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.
Objetivos específicos
Representar geometricamente um número irracional, utilizando o Teorema de Pitágoras como um conceito auxiliar
Conceito-chave
Exploração do Teorema de Pitágoras como conceito auxiliar na representação geométrica de segmentos incomensuráveis.
Recursos necessários
- Lápis
- Régua
- Malha quadriculada milimetrada
- Compasso.
- Atividades impressas
- Calculadora
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Representar geometricamente um número irracional, utilizando o Teorema de Pitágoras como um conceito auxiliar
Aula
Resumo da aula
Título:
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo da aula de forma clara, de modo que os alunos percebam o que se deseja alcançar com as atividades a serem desenvolvidas na aula.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Quando um número é dito irracional?
- O que significa “representar geometricamente um número”?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO